Siga nossas redes

SO$ Finanças

Alta da Selic representa risco para as ações da B3?

Leitor quer saber como ficam as ações da B3 no novo cenário; envie sua pergunta.

Publicado

em

Pergunta do leitor: A renda fixa está no seu melhor momento com a alta da Selic, sendo mais atrativa do que várias ações. Isso representa um risco para empresas que abriram seu capital na B3? 

Resposta de Guilherme Baia:

A taxa básica de juros, a Selic, afeta o valor das ações à medida em que é utilizada como taxa de desconto. Assim, quanto maior a taxa Selic, menor fica o valor das ações

Mas esta não é a única influência exercida pela Selic. Como ela afeta o custo do crédito também, pode afetar o custo das operações da empresa no futuro, sendo sempre uma avaliação multifatorial e empresa a empresa. Entretanto, algumas empresas exportadoras podem se beneficiar de um dólar mais enfraquecido, consequência possível com a alta da Selic para melhorarem seus resultados.

Sempre haverá empresas beneficiadas e empresas prejudicadas com as alterações dos cenários da economia. Por isso, a diversificação é tão importante.

O bom é saber que esse não deve ser um problema para o BOM investidor comum. Se você for só um investidor comum, estará preocupado com as direções da bolsa, dólar, PIB etc. 

Já o BOM investidor comum está mais preocupado em como continuar aportando dinheiro na sua carteira, pois sabe que a maior parte do seu saldo futuro veio dos aportes e não necessariamente dos rendimentos. 

*Planejador Financeiro na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!
ANÚNCIO PATROCINADO   Confira a carteira com as 10 ações recomendadas para Janeiro

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!