Siga nossas redes

SO$ Finanças

Como aumentar meu score de crédito?

Leitor quer saber como ser bem avaliado por sua capacidade de pagar dívidas; envie sua pergunta.

Publicado

em

por

Tiago Almeida*
cartão de crédito

Pergunta do leitor: Gostaria de saber como posso melhorar meu score de crédito?

Resposta de Tiago Almeida:

O score de crédito é uma nota que varia entre 0 e 1000 sobre o perfil financeiro de uma pessoa. Essa nota é utilizada principalmente em operações de crédito e ela pode determinar desde quanto uma pessoa pode pegar emprestado até quais taxas de juros serão cobradas.

Ela reflete muito a organização financeira dessa pessoa, podendo ser prejudicada com todos os tipos de despesas, desde compromissos bancários até contas de consumo. Qualquer registro de atraso deixa uma marca no histórico do consumidor que dura até 5 anos.

Mais: Nome sujo: veja como consultar seu CPF

Ter um bom score de crédito é importante para a cotação de empréstimos e financiamentos, mas também para contratação de seguros, planos de telefonia e internet, contratos de aluguel e no acesso a melhores cartões de créditos. Isso acontece porque as empresas que consultam o score são as mesmas que te oferecem os produtos.

Como melhorar a nota de crédito

Para melhorar o score, a pessoa precisa primeiramente fazer com que as despesas aconteçam sempre após ter dinheiro em conta corrente para honrar o compromisso sem o risco de pagar multa e juros, portanto tenha sempre uma folga financeira.

Para aumentar essa folga financeira faça uma previsão da despesa anual e mensal, depois disso concentre as despesas num curto período do mês, preferencialmente logo após receber seu salário ou faturamento. Isso facilita desde a pontuação do score, até a organização do tempo e a programação dos investimentos mensais. Se tiver dificuldades na execução dessas ações, busque um planejador fiduciário para melhor orientação.

Adotar mecanismos de pagamentos como débito automático, DDA e faturas digitais ajudam a não perder prazos e reduzem a chance de erro nas ordens de pagamentos. Também recomendo a adesão ao cadastro positivo e a manter os dados cadastrais atualizados, pois além de melhorar sua transparência não trazem prejuízo, pois o sistema de score de crédito já está fazendo a mesma avaliação.

*Planejador Fiduciário na Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

LEIA MAIS:


Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Faça seu dinheiro começar a render mais hoje! Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.