Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quando é vantajoso quitar um financiamento com meu dinheiro investido?

É preciso avaliar alguns pontos antes de tomar a decisão; envie sua pergunta.

Resposta de Alexandre Santiago*:

Para avaliar essa questão, é importante considerar alguns pontos sobre o seu momento e planejamento financeiro. 

  1. Para que possa se utilizar os seus investimentos para quitar financiamentos, primeiro temos que ter certeza se a reserva de emergência está bem constituída e não será afetada.
  2. Existem situações do planejamento financeiro que devem ser avaliadas, para cada um dos seus objetivos existem, prazos determinados que podem alterados por essa antecipação da quitação de um financiamento. Portanto é importante considerar se isso será viável abrir mão ou postergar esses prazos com objetivos como por exemplo: educação dos filhos, viagem, intercâmbio, trocar de carro, ter um filho etc. 
  3. Um outro ponto a se avaliar é se o cenário de taxa de juros ou inflação seja mais vantajoso quitar financiamento com taxas de juros mais altos do que manter os investimentos com baixa rentabilidade real. 

Esses seriam alguns possíveis cenários que podem ser considerados na hora de quitar um financiamento, mas para cada caso é importante ter um profissional que poderá fazer uma melhor análise de cada caso e ajudar na melhor tomada de decisão possível. 

*Planejador Financeiro FIDUC

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.