Siga nossas redes

Economia

Após polêmica, Caixa e BB desistem de sair da Febraban, diz colunista

Bancos haviam comunicado intenção de deixar entidade em razão de um manifesto político.

banco do brasil torna-se primeiro banco a oferecer iniciação de pagamentos com Pix
Logo do Banco do Brasil fotografado em São Paulo (SP) 09/08/2018 REUTERS/Paulo Whitaker

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BBAS3) desistiram de deixar a Febraban, entidade que representa os bancos tradicionais no país. A informação foi publicada pelo colunista do jornal “O Globo, Lauro Jardim.

No último fim de semana, repercutiu a notícia de que ambos os bancos manifestaram intenção de deixar a Febraban. O motivo da saída seria um manifesto que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) deveria publicar na terça-feira (31), com um pedido de harmonia entre os três Poderes, da qual a Febraban é signatária.

Segundo relatos, Caixa e BB, que são bancos estatais, se posicionaram contra a adesão da Febraban ao manifesto, que foi votada na instituição e teve concordância da maioria. Após a polêmica, a entidade decidiu adiar a publicação após a polêmica.

A Febraban manteve na quinta-feira (02) apoio ao manifesto e procurou se distanciar da Fiesp. A entidade considera que o conteúdo do manifesto, aprovado por sua governança própria, foi amplamente divulgado pela mídia do país, cumprindo sua finalidade”, disse a entidade em nota, citando manifesto que, após ter sido vazado para a imprensa, criou um mal estar com o governo do presidente Jair Bolsonaro e fez Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ameaçarem deixar a Febraban.

No comunicado desta quinta-feira, a Febraban afirmou que respeita a opção dos dois bancos controlados pelo governo federal, ambos contrários à assinatura do manifesto.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.