Siga nossas redes

Economia

Copom mantém Selic em 13,75% e cita que ‘cenário externo se deteriorou’

Decisão veio em linha com a expectativa do mercado.

O Comitê de Política Montária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (22) que decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado. No comunicado, o Copom citou que o “ambiente externo se deteriorou”.

Apesar da expectativa pela manutenção, em meio a um cenário de inflação ainda distante da meta, o mercado aguarda sinais de quando o BC dará início ao ciclo de corte dos juros. O tema tem sido alvo de críticas do governo, e recentemente ganhou ainda mais força em meio às incertezas externas por causa da crise bancária que atingiu instituições nos Estados Unidos e Europa.

No comunicado desta quarta, o Copom disse que “os episódios envolvendo bancos nos EUA e na Europa elevaram a incerteza e a volatilidade dos mercados e requerem monitoramento”.

Já no cenário interno, o BC apontou sinais de desaceleração econômica, conforme o esperado, além de inflação ainda acima da meta.”As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus se elevaram desde a reunião anterior do Copom e encontram-se em torno de 6,0% e 4,1%, respectivamente”, destacou.

Riscos no radar

O Copom listou fatores de risco para a inflação que estão no radar. Segundo o comunicado, entre os fatores que podem levar os preços a ganharem força estão:

  • maior persistência das pressões inflacionárias globais
  • incerteza sobre o arcabouço fiscal
  • desancoragem maior, ou mais duradoura, das expectativas de inflação para prazos mais longos

Já entre os fatores que podem trazer alívio para a inflação, o BC listou:

  • uma queda adicional dos preços das commodities 
  • uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada
  • uma maior desaceleração na concessão doméstica de crédito

Próximos passos

Sobre a condução da política monetária nas próximas reuniões, o Copom disse que seguirá “avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”.

“O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.