Siga nossas redes

Economia

‘Criptonização’ de emergentes ameaça estabilidade financeira, diz FMI

O Fundo pediu às nações em desenvolvimento que fortaleçam as suas políticas macroeconômicas.

criptomoedas
Representações da moeda virtual bitcoin são colocadas sobre cédulas de dólares. 26/5/2020. REUTERS/Dado Ruvic

O advento das moedas digitais nos mercados emergentes pode desencadear a “criptonização” das economias locais, minando potencialmente controles cambiais e de capital e perturbando a estabilidade financeira, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira.

O bitcoin e seus pares dispararam em preço e popularidade no ano passado, com economias de mercados emergentes e em desenvolvimento, como Vietnã, Índia e Paquistão, observando um rápido crescimento em algumas medidas de adoção, de acordo com o pesquisador de blockchain dos EUA Chainalysis.

As criptomoedas oferecem, em teoria, uma maneira mais barata e rápida de enviar dinheiro através de fronteiras. Os defensores dizem que os tokens digitais, como stablecoins, também podem ajudar a proteger poupanças da alta inflação ou de flutuações nas moedas locais.

Em setembro, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal, com apoiadores argumentando que a experiência pode reduzir custos de bilhões de dólares em remessas enviadas ao país centro-americano.

O FMI disse que políticas macroeconômicas inadequadas e sistemas de pagamento ineficientes estão entre os motores da adoção da criptomoeda nas economias emergentes, junto com a atração de ganhos rápidos que também entusiasmou investidores em todo o mundo.

Mas o Fundo disse que o nível exato de adoção da criptografia nas economias emergentes é difícil de avaliar com precisão.

Dolarização

Fatores como baixa credibilidade dos bancos centrais e fracos sistemas bancários domésticos que podem alimentar a “dolarização” também podem contribuir para o uso crescente da criptografia, acrescentou o Fundo.

A dolarização ocorre quando uma moeda estrangeira – normalmente o dólar dos EUA – é usada além de, ou em vez de, uma moeda nacional. Alta inflação ou instabilidade de uma moeda nacional estão entre os motores do processo.

“A dolarização pode impedir a implementação efetiva da política monetária pelos bancos centrais e levar a riscos de estabilidade financeira por meio de descasamentos de moedas nos balanços de bancos, empresas e famílias”, disse o documento.

Stablecoins

A ampla adoção de stablecoins – tokens digitais projetados para manter um valor estável e vistos como úteis para economia e comércio – também pode representar desafios significativos ao reforçar as forças de dolarização existentes, disse o FMI.

A “criptonização” também pode se tornar uma ameaça à política fiscal, com os ativos digitais possivelmente facilitando a evasão fiscal, acrescentou o FMI.

O Fundo pediu às nações em desenvolvimento que fortaleçam as políticas macroeconômicas e considerem os possíveis benefícios da emissão de moedas digitais do banco central como uma resposta ao aumento da criptografia.

Veja também

  • Veja a cotação das criptomoedas hoje
  • As ações mais negociadas são as que rentabilizam melhor?
  • Rug pull: como não cair no golpe que afeta investidores cripto
  • Mais da metade dos IPOs em 2021 teve retorno negativo até setembro
  • Frigoríficos em alta, varejistas e techs em queda: o que aconteceu em setembro?
  • Venezuela vai cortar seis zeros da moeda na segunda reestruturação em três anos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.