Siga nossas redes

Economia

Payroll: criação de vagas nos EUA desacelera com força; taxa de desemprego cai

País criou 235 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em agosto.

Trabalhadores da construção civil aguardam em fila para testar a temperatura antes de voltar ao trabalho depois do almoço, em Nova York, EUA 10/11/2020 REUTERS/Carlo Allegri/File Photo

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado em agosto em meio a uma diminuição da demanda por serviços e a persistente escassez de trabalhadores conforme as infecções por covid-19 aumentam, mas o ritmo foi suficiente para sustentar a expansão econômica.

A economia norte-americano abriu fora do setor agrícola 235 mil postos de trabalho no mês passado, após 1,053 milhão em julho, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de empregos (Payroll) nesta sexta-feira.

Economistas consultados pela Reuters esperavam abertura de 728 mil vagas.

A taxa de desemprego recuou para 5,2%, ante 5,4% em julho. No entanto, o número tem sido subestimado por pessoas que se classificam erroneamente como “empregadas, mas ausentes do trabalho”.

Nos últimos anos, os dados de agosto ficaram abaixo das expectativas e mais lentos do que a média de criação de vagas dos três meses até julho, incluindo em 2020. A abertura de postos de trabalho em agosto foi posteriormente revisada para cima em 11 dos últimos 12 anos.

O relatório vem num momento em que economistas reduziram drasticamente suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, mencionando o ressurgimento de casos impulsionados pela variante Delta do coronavírus, bem como a escassez implacável de matérias-primas, que estão reprimindo as vendas de automóveis e o reabastecimento.

Os dados serão analisados por investidores que tentam avaliar o momento do anúncio do Federal Reserve sobre quando o banco começará a reduzir seu enorme programa mensal de compra de títulos.

O chair do Fed, Jerome Powell, reafirmou na semana passada que vê uma recuperação econômica em curso, mas não deu nenhum sinal de quando o banco central dos EUA planeja cortar suas compras de ativos, dizendo somente que pode ser “neste ano”.

Alguns economistas não acreditam que os dados abaixo das expectativas sejam fracos o suficiente para que o Fed volte atrás na sua ideia de começar a reduzir o estímulo “neste ano”.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.