Siga nossas redes

Economia

‘Prévia do PIB’, IBC-Br tem alta de 0,34% em fevereiro

Na comparação com fevereiro de 2021, o indicador registrou ganho de 0,66%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 4,82%.

Comércio em São Paulo
Rua comercial em São Paulo 15/7/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,34% em fevereiro na comparação com janeiro, mostrou dado dessazonalizado divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (02).

O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5% na mediana das projeções.

Na comparação com fevereiro de 2021, o IBC-Br registrou ganho de 0,66%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 4,82%, de acordo com números observados.

O indicador marcou com isso um retorno ao crescimento, após queda de 0,73% em janeiro.

O resultado do primeiro mês do ano foi revisado pelo BC de uma contração de 0,99% informada antes.

A atividade econômica brasileira vem enfrentando um cenário de inflação persistentemente alta, agravada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, que eleva preços de commodities e petróleo e afeta ainda o crescimento global.

Buscando conter a alta dos preços, o BC vem elevando a taxa básica de juros Selic, que já está em 11,75%, o que tende a restringir a atividade e o consumo.

A autoridade monetária volta a se reunir na quarta-feira, e a expectativa é de novo aumento de 1 ponto percentual na Selic, com o mercado de olho nas sinalizações que o BC dará sobre a política monetária diante da alta persistente dos preços.

Em fevereiro, a indústria brasileira voltou a crescer, a uma taxa de 0,7%, mas ainda permanecia abaixo do patamar pré-pandemia, enquanto o volume de serviços decepcionou e caiu 0,2%.

O destaque no mês foi o setor varejista, cujas vendas aumentaram 1,1% em relação a janeiro, segundo mês seguido de ganhos e bem mais do que o esperado.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.