Siga nossas redes

Economia

Taxa média de juros cobrada pelos bancos em novembro foi a mais alta em 2 anos

Juros cobrados para empréstimos voltaram a subir.

juros e crédito imobiliário

 A taxa média de juros cobrada do sistema financeiro no Brasil para empréstimos voltou a subir em novembro, acompanhando o aumento da Selic promovida pelo Banco Central este ano para controlar a inflação.

A taxa subiu 1,46 ponto percentual ante outubro, alcançando 34,14% ao ano, o maior patamar desde novembro de 2019, quando estava em 35,55%. Somente em 2021,a taxa média das operações de crédito acumula uma alta de 8,6 pontos percentuais, informou o Banco Central nesta terça-feira (28).

Os dados referem-se ao segmento de recursos livres, em que o custo dos financiamentos é livremente estabelecido pelas instituições financeiras, sem interferência do governo.

A taxa Selic, que iniciou o ano no patamar mínimo histórico de 2% ao ano, subiu 7,25 pontos percentuais ao longo de 2021, atingindo 9,25% no último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom). O colegiado já indicou que deve promover uma nova elevação de 1,5 ponto na taxa na reunião de fevereiro.

Apesar da elevação das taxas, o nível de inadimplência permanece praticamente estável, passando de 3,0% em outubro para 3,1% em novembro. Nos onze primeiros meses do ano, a alta total foi de 0,2 ponto percentual.

Em novembro, também houve elevação no spread bancário, a diferença entre o custo de captação de recursos pelas instituições financeiras e o que elas cobram dos clientes na concessão do crédito.

O patamar do spread nas operações com recursos livres ficou em 23,4 pontos percentuais no mês, contra 22,9 pontos em outubro. No ano, a alta acumulada é de 2,5 pontos.

Olhando para as pessoas físicas, o BC afirmou que o destaque na subida dos juros médios sobre o mês anterior foi para os financiamentos para compra de veículos (+2,7 pontos) e cartão de crédito rotativo (+2,6 pontos).

No acumulado do ano, as maiores elevações foram no parcelado do cartão de crédito (+18,6 pontos), no rotativo do cartão (+18,3 pontos) e no cheque especial (+14,0 pontos).

A taxa do rotativo do cartão de crédito encerrou o mês em 346,12% ao ano, maior patamar desde agosto de 2017, quando ficou em 392,29% ao ano.

Estoque de crédito

Apesar da elevação de custos, o estoque de crédito no Brasil manteve trajetória de elevação. O volume total subiu 1,8% em novembro sobre outubro, a R$ 4,575 trilhões, correspondente a 53,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

No acumulado do ano, o estoque de crédito no país subiu 13,8% e, em 12 meses, 15,6%.

No segmento de recursos livres, a alta foi de 2,4% em novembro e 16,6% no ano, enquanto no segmento de recursos direcionados o aumento foi de 0,8% e 9,9%, respectivamente.

Veja também 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.