Siga nossas redes

ESG

BDR de ETF que investe em energia limpa estreia na B3 nesta segunda

Ativo estará disponível na bolsa brasileira apenas para investidores qualificados.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Investimentos
Investimentos Crédito: Shutterstock

Estreia na bolsa brasileira nesta segunda-feira (31) um BDR (recibo de ativos negociados no exterior) de um fundo de índice (ETF) que investe em empresas focadas em energia limpa e sustentabilidade nos Estados Unidos. O ativo estará disponível apenas para investidores qualificados (aqueles com mais de R$ 1 milhão investidos).

O BDR chega à B3 com o nome FT NSQ GREEN, e será negociado sob o código BQCL39. Ele replica o desempenho do índice First Trust Nasdaq Clean Edge Green Energy Index Fund (QCLN). O ETF acumulou valorização de 57,65% nos últimos três anos, até dezembro de 2021. No último ano, contudo, o fundo acumula desvalorização de mais de 36%.

O índice possui na carteira, em maior parte, empresas de capital aberto dos Estados Unidos que atuam com energia renovável, mas também aquelas voltadas para desenvolver e implementar tecnologias alternativas como energia eólica, solar, baterias avançadas, células de combustível e veículos elétricos.

O mercado financeiro tem ampliado o leque de opções de investimentos ligados às práticas ESG (focadas em sustentabilidade, responsabilidade social e governança). Na B3, além do Índice de Sustentabilidade (ISE), em 2022 foi lançado um indicador que agrega boas empresas para se trabalhar, em parceria com o Great Place to Work (GPTW).

Os BDR de ETFs são recibos de ativos negociados em bolsa estrangeira, no caso, de fundos de índice, cuja função é replicar o comportamento de algum índice acionário, que reúne ações de empresas ou outros tipos de ativos, como renda fixa ou criptomoedas.

Leia mais:

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.