Siga nossas redes

ESG

BDR de ETF que investe em energia limpa estreia na B3 nesta segunda

Ativo estará disponível na bolsa brasileira apenas para investidores qualificados.

Investimentos
Investimentos Crédito: Shutterstock

Estreia na bolsa brasileira nesta segunda-feira (31) um BDR (recibo de ativos negociados no exterior) de um fundo de índice (ETF) que investe em empresas focadas em energia limpa e sustentabilidade nos Estados Unidos. O ativo estará disponível apenas para investidores qualificados (aqueles com mais de R$ 1 milhão investidos).

O BDR chega à B3 com o nome FT NSQ GREEN, e será negociado sob o código BQCL39. Ele replica o desempenho do índice First Trust Nasdaq Clean Edge Green Energy Index Fund (QCLN). O ETF acumulou valorização de 57,65% nos últimos três anos, até dezembro de 2021. No último ano, contudo, o fundo acumula desvalorização de mais de 36%.

O índice possui na carteira, em maior parte, empresas de capital aberto dos Estados Unidos que atuam com energia renovável, mas também aquelas voltadas para desenvolver e implementar tecnologias alternativas como energia eólica, solar, baterias avançadas, células de combustível e veículos elétricos.

O mercado financeiro tem ampliado o leque de opções de investimentos ligados às práticas ESG (focadas em sustentabilidade, responsabilidade social e governança). Na B3, além do Índice de Sustentabilidade (ISE), em 2022 foi lançado um indicador que agrega boas empresas para se trabalhar, em parceria com o Great Place to Work (GPTW).

Os BDR de ETFs são recibos de ativos negociados em bolsa estrangeira, no caso, de fundos de índice, cuja função é replicar o comportamento de algum índice acionário, que reúne ações de empresas ou outros tipos de ativos, como renda fixa ou criptomoedas.

Leia mais:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.