Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa sobe no último pregão do ano, mas encerra 2021 em baixa de 11,93%

Em dezembro, o índice avançou 2,9%, interrompendo cinco meses de queda.

commodities

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou o último pregão do ano em alta de 0,69%, aos 104.822 pontos, depois de encerrar dois dias de negociações no vermelho. No entanto, o índice registrou queda de 11,93% em 2021. Em dezembro, o Ibovespa teve alta de 2,9%, interrompendo cinco meses de recuo.

Segundo o economista Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA, a última sessão do ano foi mais para cumprir tabela, pois, segundo ele, já estava definido que o Ibovespa fecharia no vermelho pela primeira vez desde 2015, mas foi suficiente para o índice encerrar a sequência de cinco meses no negativo.

“O cenário externo favorável e a recuperação das ações da Vale (VALE3) ajudaram para o pregão positivo”, disse Nishimura.

Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, classificou o desempenho da bolsa brasileira no ano como “pífio” e disse que há receio de que 2022 possa ser parecido, diante das incertezas como eleição presidencial.

Cenário

Lá fora, os investidores seguiram de olho no noticiário em torno da variante ômicron do coronavírus e dados de auxílio-desemprego dos Estados Unidos abaixo do esperado. Enquanto isso, no Brasil, os agentes repercutiram dados fiscais melhores do que o esperado.

O setor público consolidado brasileiro registrou um  superávit primário de R$ 15 bilhões em novembro, informou o Banco Central, enquanto a dívida líquida do país ficou em 57% do Produto Interno Bruto (PIB). Em pesquisa Reuters, a expectativa era de superávit primário de R$ 4,775 bilhões no mês e relação dívida/PIB de 57,8%.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui o Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família, mas vetou o trecho que previa a inclusão automática no programa de todas as famílias elegíveis para receber o benefício.

Na prática, o dispositivo rejeitado por Bolsonaro tinha como objetivo acabar com a fila de espera pelo benefício, atendendo, portanto, todas as famílias que cumprissem os requisitos exigidos.

Segundo o governo, a proposição contraria o interesse público, pois “alteraria a natureza da despesa do programa de transferência de renda do governo federal e acarretaria, consequentemente, a ampliação das despesas”.

Bolsonaro também vetou o artigo que trazia metas para a redução de taxas de pobreza no país para os próximos três anos.

Destaques da bolsa

Méliuz (CASH3) e Locaweb (LWSA3) lideraram as maiores altas do Ibovespa no último pregão do ano, fechando com avanços de 7,64% e 5,2%, respectivamente, em dia positivo também para ações de varejistas, em reação à queda dos juros futuros.

As ações de SulAmérica (SULA11) também subiram e encerraram em alta de 6,84%, após companhia fechar acordo para aquisição de 100% do capital social da Sompo Saúde.

Por outro lado, os papéis da Neoenergia (NEOE3) fecharam o pregão em queda de 5,04%, após acordo de pagamento de royalties anunciado pela companhia à sua controladora Iberdrola.

Bolsas mundiais

Wall Street

Os principais índices de Wall Street fecharam em baixa nesta quinta-feira, em dia de baixo volume de negócios, após máximas recordes no início da sessão devido aos fortes dados dos EUA, incluindo queda nos pedidos semanais de seguro-desemprego.

O Dow Jones caiu 0,25%, para 36.398 pontos. O S&P 500 perdeu 0,3%, para 4.778 pontos. O Nasdaq recuou 0,16%, para 15.741 pontos.

Europa

As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, com expectativas de que novas medidas e restrições relacionadas ao coronavírus não sejam necessárias no início do ano, mesmo com um aumento nos casos de covid-19 devido à variante ômicron prejudicando os ganhos.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,15%, a 488,71 pontos, com os setores de tecnologia, saúde e papéis relacionados a viagens, na liderança.   

  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,16%, a 7.173,23 pontos e deu um salto de 29,2% no acumulado do ano
  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,24%, a 7.403,01 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,21%, a 15.884,86 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,46%, a 8.713,80 pontos
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve oscilação positiva de 0,01%, a 27.346,83 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,05%, a 5.571,67 pontos.

( * Com informações da Reuters)

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.