Siga nossas redes

Finanças

Dólar sobe a R$ 5,35 no primeiro dia de negócios de 2023

Sessão foi marcada por cenário interno.

O dólar subiu e o Ibovespa encerrou em forte baixa no primeiro pregão do ano, com mercado repercutindo novas críticas ao teto de gastos e decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse no domingo (1). A sessão não teve a referência dos pregões em Nova York e Londres, na esteira das festas de fim de ano.

O dólar subiu 1,52%, a R$ 5,3581. Já o Ibovespa recuou 3,06%, aos 106.376 pontos.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa no parlatório do Palácio do Planalto após tomar posse, em Brasília 01/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

Lula assinou no primeiro dia de seu mandato uma medida provisória que prorroga por 60 dias a desoneração do PIS/Cofins sobre os combustíveis aplicada pelo governo passado para controle de preços. Em um dos primeiros atos do novo governo, o presidente assinou a MP em cerimônia no Palácio do Planalto. O texto da MP ainda não foi divulgado.

Após cerimônia de posse, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou a jornalistas que Lula quer esperar a posse da nova diretoria da Petrobras (PETR3PETR4) para tomar uma decisão sobre combustíveis.

“Ele quer tomar essa decisão quando a diretoria tomar posse. (…) O presidente pediu isso, porque ele quer discutir isso conjuntamente com a nova diretoria da empresa”, disse Haddad a jornalistas após a sua cerimônia de posse, ressaltando o atraso na transição imposto pela lei das estatais.

Ações

A Petrobras caiu mais de 6% tanto nas ações ordinárias (PETR3) quanto preferenciais (PETR4), após Lula determinar a ministros que adotem providências para revogar atos que davam andamento à privatização de uma série de estatais, entre elas a petrolífera, e a reforçar sua visão sobre o papel da companhia no desenvolvimento do país.

No último dia 30, Lula também confirmou rumores no mercado e anunciou a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a companhia em seu governo.

Bolsas mundiais

Europa

As ações europeias subiram no primeiro nesta segunda-feira (2), uma vez que dados sobre a indústria da zona do euro sugeriram que o pior passou depois de um ano marcado por temores de uma recessão, já que os bancos centrais subiram os juros em todo o mundo.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times não teve operações.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,05%, a 14.069,26 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,87%, a 6.594,57 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,90%, a 24.158,28 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,71%, a 8.369,70 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,80%, a 5.829,15 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações sul-coreanas reverteram ganhos iniciais e terminaram o primeiro pregão de 2023 em baixa, pressionadas por vendas institucionais em dia de volume relativamente baixo.

O índice referencial Kospi terminou com queda de 0,48%, a 2.225,68 pontos, depois de chegar a subir a 1,05%, liderado pelas ações de veículos elétricos.

Os mercados na China, no Japão e em outros países asiáticos permaneceram fechados nesta segunda.

*Com informações da Reuters.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.