Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa cai mais de 2% de olho em inflação e Pandora Papers; dólar sobe

Dia é negativo no cenário interno e externo para o Ibovespa.

ibovespa

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda nesta segunda-feira (4), enquanto o dólar ganhou força em relação ao real. Os mercados globais operavam em clima de cautela, em meio a temores sobre a inflação e o crescimento econômico, enquanto incertezas fiscais brasileiras continuavam no foco dos investidores. Além disso, agentes financeiros monitoram as revelações do Pandora Papers envolvendo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O Ibovespa caiu 2,22%, aos 110.393 pontos. O dólar subiu 1,43%, comercializado a R$ 5,445.

Cenário

Em meio a persistentes gargalos de oferta e custos elevados de energia, a inflação alta tem dado sinais de que pode durar mais tempo do que o esperado pelos principais bancos centrais de países desenvolvidos, ao mesmo tempo que algumas grandes economias, como a China, dão sinais de desaceleração.

“As preocupações com atividade econômica e inflação global pesam sobre os negócios nesta manhã”, escreveram analistas do Bradesco, chamando a atenção também para a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) antes da divulgação, na sexta-feira, de um importante relatório de emprego, o payroll.

Enquanto isso, no cenário doméstico, “a preocupação continua com a provável extensão do auxílio emergencial pelo governo”, disse a XP em nota matinal, citando dificuldades de aprovação da reforma do Imposto de Renda e da PEC dos precatórios nas duas casas legislativas até dezembro.

Boa parte dos participantes do mercado tem alertado para a falta de recursos dentro do teto dos gastos do governo para financiamento de prorrogação nas medidas de auxílio emergencial, que expiram neste mês, o que tem afetado o sentimento local nas últimas semanas.

Pandora Papers

Pandora Papers, projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), investigou milhões de documentos vazados em todo o mundo, e revelou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto possuem participações em offshores localizadas em paraísos fiscais

Em resposta, ambos afirmaram no domingo (3) que as empresas foram declaradas à Receita Federal, à Comissão de Ética Pública e às demais autoridades brasileiras competentes e não violam a legislação.

Destaques da bolsa

As ações do Banco Inter (BIDI3) lideraram perdas do Ibovespa, perdendo cerca de 13% após divulgação de dados operacionais prévios. Na outra ponta, os papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4) subiram mais de 2% e foram os maiores ganhos do dia. Fora do Ibovespa, as ações da Mosaico (MOSI3) subiram 5,55%, após anúncio de combinação de negócios com o Banco Pan (BPAN4), que caiu 10,63%. Veja outros destaques da bolsa.

Bolsas mundiais

Wall Street

Wall Street terminou em queda acentuada nesta segunda-feira, com investidores se desfazendo de ações de grandes empresas de tecnologia e de outros papéis de crescimento em face do aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, enquanto preocupações sobre um potencial default da dívida do governo dos EUA ofereceram outro motivo para cautela.

  • O índice Dow Jones caiu 0,94%, a 34.003 pontos
  • S&P 500 perdeu 1,298588%, a 4.300 pontos
  • O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,14%, a 14.255 pontos.

Os fechamentos do S&P 500 e do Nasdaq foram os mais baixos desde julho.

Europa

As ações europeias caíram nesta segunda, após seu pior desempenho semanal desde fevereiro, em meio a um número crescente de riscos, incluindo sinais de inflação, rendimentos elevados dos títulos e problemas financeiros da incorporadora China Evergrande.

O STOXX 600 já caiu 5% ante uma máxima recorde atingida em agosto, devido a sinais de desaceleração do crescimento e alta da inflação.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,23%, a 7.011,01 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,79%, a 15.036,55 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,61%, a 6.477,66 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,60%, a 25.460,80 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,09%, a 8.791,70 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,64%, a 5.511,84 pontos.

Ásia e Pacífico

O mercado acionário japonês terminou em baixa nesta segunda, uma vez que preocupações com a crise de dívida da China Evergrande compensou a indicação positiva de Wall Street.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,13%, a 28.444 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG recuou 2,19%, a 24.036 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC não abriu.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não abriu.
  • Em SEUL, o índice KOSPI não abriu.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX recuou 0,98%, a 16.408 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES subiu 1,26%, a 3.089 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 subiu 1,29%, a 7.278 pontos.

(*Com informações de Reuters)

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.