Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa avança impulsionado por Petrobras; dólar fecha em alta

Mercado repercutiu notícias sobre o Fed e guerra na Ucrânia.

ibovespa

O principal índice da bolsa brasileira reverteu queda do início da sessão e fechou em alta nesta quinta-feira, com ajuda de Wall Street e conduzido por Petrobras, após a indicação de um novo nome para a presidência da estatal. Já o dólar subiu pelo terceiro pregão consecutivo, o que não acontecia há três semanas.

No dia, o Ibovespa subiu 0,54%, aos 118.862 pontos. O dólar comercial avançou 0,53%, comercializado a R$ 4,7409.

Juros nos EUA

Na véspera, o documento do banco central norte-americano derrubou as ações ao redor do mundo após mostrar que “muitas” autoridades estavam preparadas para aumentar os juros em doses de 0,50 ponto percentual ao longo dos próximos meses e começar a reduzir suas enormes participações em títulos. No encontro de 15 a 16 de março, o Fed havia elevado os custos dos empréstimos em 0,25 ponto percentual.

Nesta quinta-feira, reforçando as perspectivas de postura de política monetária mais dura nos EUA, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse que o Federal Reserve permanece atrasado em sua luta contra a inflação.

Petrobras

Depois de duas semanas confusas e cheias de drama lutando para encontrar um nome para o cargo mais alto da estatal Petrobras (PETR3, PETR4), o governo do Brasil recorreu esta semana ao tecnocrata José Mauro Coelho, e os investidores saudaram a decisão.

O histórico de Coelho indica que ele não está interessado em sacrificar os lucros da Petrobras para manter os preços dos combustíveis baixos para os motoristas brasileiros, ou para atingir outros objetivos políticos.

Nesta semana, o consultor de energia Adriano Pires desistiu da indicação do governo para assumir o comando da Petrobras, logo após o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, recusar uma indicação para presidir o Conselho de Administração da empresa.

Coelho, cuja nomeação como CEO precisa ser confirmada em uma assembleia de acionistas na próxima semana, é relativamente desconhecido em comparação com os dois.

Bolsas mundiais

Wall Street

 O índice S&P 500 encerrou em alta nesta quinta-feira, com a Microsoft e a Tesla alimentando um rali no final da sessão, enquanto investidores observavam a guerra na Ucrânia e um banco central norte-americano potencialmente mais agressivo.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 0,40%, para 4.498,98 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,04%, para 13.894,60 pontos. O Dow Jones subiu 0,27%, para 34.590,01 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações chinesas fecharam em baixa nesta quinta-feira uma vez que o pior surto de coronavírus desde a onda inicial em 2020 afeta o cenário para o crescimento econômico, apesar de promessas de autoridades de adotarem mais medidas de suporte.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,69%, a 26.888 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,23%, a 21.808 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,42%, a 3.236 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,28%, a 4.209 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,43%, a 2.695 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,96%, a 17.178 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,55%, a 3.404 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,63%, a 7.442 pontos.

*Com informações da Reuters.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.