Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa vira e fecha em alta, de olho em inflação e juros; dólar sobe

Mercado repercute IPCA e ata do Copom, à espera de dado de inflação nos EUA.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, mudou de sentido e fechou em alta nesta terça-feira (9), enquanto o dólar avançou sobre o real, com o mercado repercutindo a divulgação da ata da reunião da última decisão de juros do Banco Central e de dado mostrando deflação no país em julho.

O Ibovespa subiu 0,23%, aos 108.651 pontos. Já o dólar teve avanço de 0,33%, negociado a R$ 5,1291, após chegar a R$ 5,1512 na máxima do dia.

Inflação e juros no radar

Investidores reagiam à notícia de que o Brasil voltou a registrar deflação mensal em julho pela primeira vez desde meados de 2020, com o IPCA caindo 0,68%, menor taxa desde o início da série histórica, em janeiro de 1980. A alta do índice em 12 meses desacelerou a 10,07%, contra 11,89% no mês anterior.

Segundo Fabio Louzada, economista e fundador da Eu me banco, apesar de ter ocorrido deflação neste mês, trata-se de um alívio temporário influenciado pelas medidas do governo de redução do ICMS.

“Tudo isso causa ainda mais pressão nos preços para o ano de 2023. Além disso, temos a PEC que cria um pacote social aumentando o valor do Auxílio Brasil e do vale-gás, além de voucher para caminhoneiros, e que vai até dezembro. Sentiremos os efeitos dessas medidas na inflação no começo de 2023″, avalia Louzada.

Investidores também repercutem a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária Nacional (Copom), que elevou a Selic a 13,75% ao ano, com economistas chamando a atenção para a sinalização do Banco Central de que a taxa deve seguir em território significativamente contracionista por um período suficientemente prolongado.

Na visão do Departamento de Economia do Bradesco, o BC encerrou o ciclo de alta em 13,75% e a taxa básica de juros deve seguir neste patamar até meados de 2023, segundo relatório.

À espera de dados dos EUA

Caio Tonet, sócio fundador da W1 Capital, ressalta, no entanto, que participantes do mercado tanto brasileiro quanto internacional também estão muito atentos a dados de inflação dos Estados Unidos, com divulgação agendada para quarta-feira, que tem o potencial de impactar os mercados do mundo inteiro com força.

Isso porque o mercado espera pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed) na condução da política monetária dos Estados Unidos. Apostas de que o banco central norte-americano promoverá nova alta de 0,75 ponto em sua taxa básica em setembro ganharam força na semana passada após um relatório de empregos mais forte do que o esperado.

Dennis Esteves, especialista em renda variável da Blue3, afirmou que o dado de inflação nos EUA pode fornecer alguma clareza sobre o caminho dos aumentos das taxas de juros pelo BC norte-americano.

“A dúvida que paira sobre os mercados é se o pico da inflação já está no retrovisor”, disse, acrescentando que o Fed tem deixado claro que só deve suavizar os aumentos de juros quando os índices de preços derem sinais contundentes de recuo ou desaceleração.

Bolsas mundiais

Europa

As ações europeias caíram nesta terça-feira, com investidores cautelosos no aguardo de dados de inflação dos Estados Unidos.

O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 0,6%, apagando quase todo o ganho do dia anterior, quando registrou sua melhor sessão em quase duas semanas.

As quedas nesta terça-feira foram lideradas por ações de tecnologia, sensíveis às oscilações das taxas de juros, em meio a um aumento nos rendimentos dos títulos.

Ásia e Pacífico

Telão bolsa asiática
Telão em Xangai mostra flutuações dos mercados acionários 06/01/2021 REUTERS/Aly Song

As ações da China avançaram nesta terça-feira, lideradas pelos papéis de energia e energia renovável, embora os ganhos tenham sido limitados depois que surtos de covid-19 e as tensões com os Estados Unidos pesaram sobre o humor do mercado.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,88%, a 27.999 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,21%, a 20.003 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,32%, a 3.247 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,20%, a 4.156 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,42%, a 2.503 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,20%, a 15.050 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES não teve operações.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,13%, a 7.029 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.