Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa recua, acompanhando exterior em temor sobre Ucrânia; dólar cai

Principal indicador da bolsa caiu 0,61% na semana.

ibovespa

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, a B3, encerrou o pregão em queda nesta sexta-feira (18), com menor aversão ao risco nos mercados globais, após a confirmação de um encontro na semana que vem entre autoridades dos Estados Unidos e Rússia. O dólar também recuou.

No dia, o Ibovespa caiu 0,57%, aos 112.879 pontos, acumulando queda de 0,61% na semana. Já o dólar recuou 0,52%, comercializado a R$ 5,1400, em baixa semanal de 1,93%.

Destaques da B3

As ações da empresa de meios de pagamento Cielo dominaram as altas do Ibovespa nesta sexta-feira (18), após anúncio da venda de participação na empresa norte-americana Merchant e-Solutions. A boa performance levou os papéis da companhia a ocuparem a liderança também entre os que mais subiram no acumulado da semana.

Na outra ponta do indicador, a empresa de logística ferroviária Rumo ficou com a maior queda desta sexta-feira. Na somatória dos cinco dias, os papéis da siderúrgica CSN contabilizaram as maiores perdas.

A companhia de galpões industriais BR Properties também encerrou o pregão com desvalorização no último dia da semana, refletindo a divulgação do balanço trimestral.

Já a empresa de transmissão de energia Taesa fechou com desempenho positivo. A fabricante de pás eólicas Aeris, que não faz parte do Ibovespa, inverteu a direção e finalizou a sexta-feira em queda.

  • Confira mais destaques, assista ao Boletim InvestNews:

Cenário externo

Os atritos na fronteira da Ucrânia, embora tenham desencadeado ondas pontuais de aversão a risco nos mercados globais, também podem acabar trabalhando a favor dos ativos brasileiros, disse a economista.

A Ucrânia é importante produtora de milho, e eventual escalada nas tensões geopolíticas que interrompa a produção do país europeu pode elevar o interesse de investidores internacionais pela produção brasileira da commodity, defendeu Argenta. O Brasil é um dos principais produtores mundiais do grão.

Nesta sexta-feira, o noticiário em torno da tensão no leste europeu continuava impondo cautela, devido a relatos de fortes bombardeios.

Potências ocidentais alertaram que o reforço militar russo em torno da Ucrânia continua e que uma invasão é possível a qualquer momento. Enquanto isso, separatistas apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia disseram que planejam retirar moradores.

As manchetes sobre crescentes tensões entre Moscou e o Ocidente no que tange ao conflito da Rússia com a Ucrânia abalaram os mercados nesta semana, encaminhando os principais índices para suas segundas semanas consecutivas de perdas.

“Essas preocupações geopolíticas não têm necessariamente um impacto direto nos mercados de capitais, mas têm a capacidade de criar incerteza”, disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólio da Dakota Wealth em Fairfield, Connecticut.

(*Com informações da Reuters.)

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.