Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha em baixa, à espera de próximos passos de Lula; dólar sobe

Senadora Simone Tebet aceitou comandar o Ministério do Planejamento, disse nesta terça Baleia Rossi, presidente do MDB, partido da parlamentar.

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (27), em mais uma sessão de volume reduzido, em meio a incertezas sobre como será o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e expectativas relacionadas ao alívio nas restrições contra a covid na China. O dólar, por sua vez, teve alta.

No dia, o Ibovespa recuou 0,15%, aos 108.578 pontos. Já o dólar avançou 1,47%, negociado a R$ 5,2853, após ter chegar a R$ 5,30 na máxima do dia.

A China disse na segunda-feira que abandonará seus requisitos de quarentena para visitantes que chegam ao país, relaxando ainda mais os controles de fronteira de três anos com o objetivo de conter a covid-19.

Cenário interno

Sem indicadores relevantes, a expectativa se volta para a divulgação dos últimos nomes que vão compor a equipe ministerial do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

A senadora Simone Tebet aceitou comandar o Ministério do Planejamento, disse nesta terça Baleia Rossi, presidente do MDB, partido da parlamentar.

Tebet deve se encontrar com o presidente Lula para uma conversa ainda nesta terça, antes do anúncio oficial, segundo ele. O gabinete de Tebet não quis fazer comentários.

O futuro ministro da FazendaFernando Haddad, afirmou na segunda (26) em entrevista a jornalistas que, quando o presidente eleito perguntou sobre nomes para a pasta, ele sugeriu a escolha de um ex-governador que tivesse “arrumado a casa” em seu estado, citando Wellington Dias, Rui Costa, Camilo Santana, Jorge Viana e Renan Filho.

O ministro indicado para a Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva no CCBB. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Bolsas mundiais

Wall Street

Dois dos três principais índices das bolsas dos Estados Unidos encerraram em baixa nesta terça-feira, no início de uma semana encurtada por feriado, com rendimentos dos Treasuries em alta pressionando as ações sensíveis à taxa de juros.

Nomes de crescimento pesaram no índice de tecnologia Nasdaq. O índice S&P 500 juntou-se ao Nasdaq no território negativo, enquanto o Dow Jones teve ganho nominal.

A ação da Tesla caiu 11,4%, com a fabricante de carros elétricos pressionando o S&P 500 e o Nasdaq, após a Reuters publicar que um cronograma interno revelou que a empresa planeja reduzir a produção em sua fábrica de Xangai.

Com apenas três dias de negociação restantes em 2022, os três índices estão a caminho de registrar sua maior perda anual desde 2008, o ponto mais baixo da crise financeira global.

O Dow Jones subiu 0,11%, para 33.241 pontos. O S&P 500 perdeu 0,40%, para 3.829 pontos. O Nasdaq caiu 1,38%, para 10.353 pontos. Dos 11 principais setores do S&P 500, seis terminaram a sessão em baixa.

Europa

As ações europeias fecharam em alta nesta terça-feira, com o afrouxamento das restrições chinesas à covid-19 aumentando as expectativas de uma recuperação da segunda maior economia do mundo.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,1%.

Enquanto os mercados de Londres e Dublin permaneceram fechados para o feriado de Natal, a maioria das bolsas europeias avançou.

Empresas de luxo expostas à China, como LVMH , Kering e Richemont subiram entre 1,7% e 2,4%.

Ações de energia subiram 0,4%, com os preços do petróleo avançando na esperança de recuperação da demanda na China, principal consumidora.

Operadores e analistas disseram que os baixos volumes de negociação também influenciaram os movimentos do mercado.

O índice europeu STOXX 600 perdeu mais de 12% até agora este ano e caminha para seu pior desempenho anual desde 2018, com temores de recessão econômica devido ao aperto monetário (alta de juros) agressivo dos bancos centrais em todo o mundo.

Ásia e Pacífico

Passageiros aguardam com suas bagagens em aeroporto em Pequim, China 27/12/2022 REUTERS/Tingshu Wang

As ações chinesas tiveram o melhor desempenho em três semanas nesta terça-feira, conforme o país relaxou ainda mais as restrições relacionadas ao combate da covid, enquanto um pico de infecção pelo vírus mais rápido do que o esperado aumentou as expectativas de uma recuperação econômica mais acelerada.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,16%, a 26.447 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,98%, a 3.095 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,15%, a 3.887 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,68%, a 2.332 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,30%, a 14.328 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,27%, a 3.266 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,63%, a 7.107 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.