Siga nossas redes

Finanças

Planilha de gastos pessoais mensais: 8 modelos grátis para baixar

Veja como baixar a melhor planilha financeira para anotar seus gastos no excel ou no celular.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 7 minutos

Um dos principais passos para controlar as finanças é montar uma planilha de gastos mensais para monitorar suas despesas.

No entanto, essa tarefa pode ser um tanto desafiadora. Por isso, existem diversos modelos de planilha de gastos mensais simples e gratuitos que podem te auxiliar.

Tendo isso em mente, o InvestNews preparou um compilado com 8 modelos de planilha de gastos para você escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e como montar uma do seu jeito.

Confira:

Controlador de dinheiro pessoal

O modelo “Controlador de dinheiro pessoal” é uma opção gratuita de planilha de gastos pessoais do excel semelhante a um aplicativo de controle diário. 

Os gastos são lançados diariamente pelo usuário e a própria planilha gera um relatório mensal com uma análise sobre o que e o quanto foi gasto, incluindo um gráfico.

O modelo pode ser encontrado no próprio excel na seção “modelos”, ao entrar na opção de novo documento, ou clicando nesse link.

Reprodução Microsoft

Planilha de orçamento mensal

Muito similar à planilha controladora de dinheiro do excel, o modelo de “Orçamento mensal” é a versão do Google planilhas que possui uma aba com as rendas e despesas, lançadas pelo usuário no dia de cada operação, e uma aba com um resumo das finanças, apresentando a diferença entre as receitas e despesas previstas e as reais, o saldo de economia do mês e o total de dinheiro gasto em cada categoria.

A planilha pode ser visualizada na seção “galeria de modelos”, ao abrir o Google sheets.

Reprodução Google

Planilha de gastos online da Mobills

Conhecida pelas várias opções de planilha de controle de gastos, a Mobills oferece uma versão de planilha de gastos automatizada tanto na versão online quanto no aplicativo.

É possível conectar suas contas bancárias automaticamente e gerenciar os gastos nos cartões de crédito, além do lançamento diário habitual das receitas e despesas, que gera um relatório e gráfico pela inteligência artificial da ferramenta.

A planilha pode ser acessada pelo site da Mobills ou baixando o app via Play Store (android) ou App Store (IOS)

Reprodução Site da Mobills

Planilha de orçamento pessoal da B3

Disponibilizada no site Bora Investir, a planilha da B3 visa ajudar no controle de gastos mensais e conta até mesmo com uma área para incluir seus investimentos.

O arquivo possui os campos de renda, despesas fixas, variáveis, adicionais e extras e calcula o saldo e porcentagem de cada um.

O modelo é simples e intuitivo, mas pode ser uma desvantagem não ter um controle mais detalhado, como o diário, por exemplo.

Para baixar, basta preencher seus dados na página do site Bora Investir e clicar em “Baixar”.

Reprodução B3

Planilha de orçamento pessoal simples

Mais um dos modelos gratuitos da Microsoft, a planilha de orçamento pessoal do Excel possui foco nos gastos mensais e divide as despesas em diversas categorias como Casa, Cotidiano, férias e até obrigações bancárias como economias de longo prazo e Imposto de Renda.

Por ser de controle mensal, a planilha possui uma visão mais geral das despesas, e pode ser encontrada no próprio excel na seção “modelos”, ao entrar na opção de novo documento, ou clicando nesse link.

Planilha de despesas mensais 

Outra boa opção de planilha de controle financeiro é o modelo “Orçamento doméstico mensal” do excel.

O arquivo conta com diversas categorias de gastos e seus respectivos custos previstos e reais, além de contar com uma visão de custo geral mostrando quanto da sua renda aquela despesa representa.

A planilha também apresenta um relatório bem completo com o resumo do orçamento por categoria, incluindo gráfico.

O modelo pode ser visualizado em seu navegador ou baixado pelo site da Microsoft.

Reprodução Microsoft

Planilha financeira do Santander

O banco Santander também oferece sua própria versão de planilha de gastos.

O arquivo conta com o controle mensal e anual das despesas, que são divididas em fixas, variáveis e extras. Também há uma área para incluir receitas e investimentos e a própria planilha faz os cálculos do saldo mensal e anual e apresenta uma cartilha de conselhos e sugestões a depender do resultado positivo ou negativo das finanças.

O modelo pode ser baixado aqui.

Reprodução Santander

Tabela financeira da Serasa

A tabela financeira da Serasa é uma planilha de gastos que foi criada para ser preenchida e atualizada todos os meses e produz uma visão mais geral da porcentagem de cada despesa no período, além de possuir uma seção de metas financeiras

e um campo para projeção de dinheiro guardado até o final do ano.

A planilha pode ser baixada por meio deste link. Basta acessá-lo, clicar em “arquivo”, depois em “fazer download” e escolher o formato de arquivo de sua preferência.

Reprodução Serasa

Como montar uma planilha para controle de gastos?

Apesar de poder ser trabalhoso, montar uma planilha de controle de gastos não é tão difícil quanto parece.

Existem diversos modelos de planilha de gastos grátis na internet, no entanto, você pode criar a sua própria com base nas suas necessidades. Por isso, reservamos algumas dicas para que você saiba por onde começar.

  • Escolha uma ferramenta: você pode utilizar o excel, google sheets ou até um aplicativo de controle financeiro. 
  • Categorize os gastos: Você pode organizar todas suas despesas mensais por categorias ou em despesas fixas, que são as regulares (exemplos: aluguel, contas de água, luz ou internet) e variáveis (como lazer).  
  • Separe suas contas: Ter “em mãos” os documentos e recibos das receitas e despesas pode facilitar seu trabalho na hora de incluir o valor de cada uma e manter dados exatos.

Como criar pelo celular?

  • Baixe o google planilhas 
  • Depois de ter o app instalado e configurado, abra-o e clique no ícone de +, ao lado inferior direito da tela e depois em “nova planilha”
  • Crie uma coluna com a categoria de cada despesa, exemplo: moradia, e ao lado colunas com o “valor planejado” (quanto pretendia gastar) e “valor real” (quanto realmente gastou) da despesa.
  • Inclua em uma área o total de suas receitas e o total de seus gastos. Crie um campo de “Balanço”, resultante da diferença entre valor planejado – valor realizado e uma área para “Total planejado” e “Total realizado”;
  • Faça o cálculo do quanto foi gasto e da diferença para o valor planejado. Utilize a fórmula =soma(identificação das células a serem somadas) e =(identificação da célula a ser subtraída) – (identificação da célula a subtrair) para fazer o cálculo.

Exemplo:

Exemplo de planilhas de gastos pessoais mensais feitos pelo celular
Exemplo de planilha de gastos mensais feito pelo celular

Esses passos também podem ser seguidos em seu notebook ou computador.

Você também pode utilizar outros modelos editáveis do google planilhas ou do excel para gastos específicos ou basear-se neles, como o controlador de orçamento de casamento ou o de orçamento alimentar.

Procurando mais conteúdo de educação financeira e mercado mobiliário? Descubra como simular seus investimentos com nosso simulador de carteira de ações.

Confira as Calculadoras e Ferramentas do InvestNews

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.