O rendimento da poupança em 2022 voltou a ficar acima da inflação depois de três anos seguidos de perdas, enquanto o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, teve perda real de 1% ao investidor. Os dados fazem parte de um levantamento do TradeMap feito após a divulgação do resultado da inflação oficial em 2022.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação em 2022 foi de 5,79%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a alta nominal de 4,69% do Ibovespa em 2022 passa a representar, na verdade, uma perda de 1% ao investidor.
Mas, embora o Ibovespa tenha registrado ano negativo, entre os investimentos de renda variável as ações que pagam dividendos foram destaque positivo. O Idiv, que mede o desempenho desses papéis, teve retorno positivo de 6,49%, se destacando entre os melhores investimentos em 2022, ao lado dos fundos de hedge, que por sua vez tiveram rendimento real de 7,45%.
Poupança x outros investimentos
Já a caderneta de poupança teve ganhos reais de 2%, quebrando uma sequência de três anos seguidos de perdas. Mas o investimento preferido do brasileiro voltou a registrar ganhos abaixo de outras modalidades de renda fixa.
O Certificados de Depósito Interbancário (CDI), por exemplo, teve retorno real positivo de 6,24%, em meio ao avanço da taxa Selic. O CDI é utilizado como parâmetro para a rentabilidade de investimentos em renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB).
Investimentos em títulos públicos, de maneira geral, também renderam mais que a poupança em 2022. O Índice de Mercado Anbima, conhecido como IMA, teve retorno real de 3,66%, ainda de acordo com o TradeMap.
Veja também
- A geração Z vai mudar o mundo. E isso é um mau presságio para a poupança
- Poupança fecha 2023 com saque líquido de R$ 87,8 bi
- InvestNews lança simulador de investimentos em renda fixa
- Outubro vermelho: índices de ações perdem da poupança
- Ibovespa perde para poupança em 2023, mas mercado segue otimista