Siga nossas redes

Finanças

Poupança volta a render acima da inflação após 3 anos de perdas

Caderneta, no entanto, ainda perde de outros investimentos de renda fixa; Ibovespa tem ganho real negativo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O rendimento da poupança em 2022 voltou a ficar acima da inflação depois de três anos seguidos de perdas, enquanto o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, teve perda real de 1% ao investidor. Os dados fazem parte de um levantamento do TradeMap feito após a divulgação do resultado da inflação oficial em 2022. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação em 2022 foi de 5,79%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a alta nominal de 4,69% do Ibovespa em 2022 passa a representar, na verdade, uma perda de 1% ao investidor. 

Mas, embora o Ibovespa tenha registrado ano negativo, entre os investimentos de renda variável as ações que pagam dividendos foram destaque positivo. O Idiv, que mede o desempenho desses papéis, teve retorno positivo de 6,49%, se destacando entre os melhores investimentos em 2022, ao lado dos fundos de hedge, que por sua vez tiveram rendimento real de 7,45%.

Poupança x outros investimentos

Já a caderneta de poupança teve ganhos reais de 2%, quebrando uma sequência de três anos seguidos de perdas. Mas o investimento preferido do brasileiro voltou a registrar ganhos abaixo de outras modalidades de renda fixa

O Certificados de Depósito Interbancário (CDI), por exemplo, teve retorno real positivo de 6,24%, em meio ao avanço da taxa Selic. O CDI é utilizado como parâmetro para a rentabilidade de investimentos em renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Investimentos em títulos públicos, de maneira geral, também renderam mais que a poupança em 2022. O Índice de Mercado Anbima, conhecido como IMA, teve retorno real de 3,66%, ainda de acordo com o TradeMap.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.