Siga nossas redes

Rentabilidade prefixada ou pós-fixada? Conheça os tipos

Muitos de nós passamos a vida toda achando que juros são ruins. Afinal, quando esse assunto aparece, a gente já lembra dos juros que o banco vai cobrar se a fatura do cartão atrasar. Ou das taxas que a gente paga quando faz um empréstimo, por exemplo. 

Mas você sabia que os juros também podem ser um aliado? Imagine que os juros são como a correnteza de um rio. Quando você nada a favor da dívida, é você que toma dinheiro emprestado e paga os juros.

Mas, quando nada para o outro lado, a favor dos investimentos, é você que empresta dinheiro para o governo ou para os bancos. E recebe juros por isso. 

Só que tem mais. Neste vídeo, Samy Dana explica que na hora de investir você pode escolher o tipo de retorno que vai receber. Rentabilidade prefixada ou pós-fixada? Quem sabe uma híbrida?

Confira os detalhes de cada uma delas e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil e objetivo:

Rentabilidade Prefixada

No investimento prefixado, você já sabe a rentabilidade nominal na hora que faz a aplicação. E ela não vai mudar se você ficar com o título até o vencimento, salvo risco de um eventual calote do emissor.

Em outras palavras, rentabilidade nominal é o valor bruto que você recebe.

Por exemplo, se você investir em um CDB prefixado que paga 5% ao ano e tem prazo de três anos, esse será o rendimento nominal do seu investimento. Mas esse valor é válido se você não tirar o dinheiro antes do prazo.

Aliás, preste muita atenção na data de vencimento. Isso porque, se você vender seu título antes, pode ter surpresas boas ou ruins. 

Quando você coloca seu dinheiro em investimentos financeiros, é feito um acordo com o emissor sobre o período mínimo que ele deve permanecer rendendo.

O seu dinheiro não ficará preso, mas se você tirar antes do prazo pode perder rentabilidade ou até pagar mais taxas.

Um exemplo de investimento que pode gerar surpresas boas ou ruins caso você resgate antes são os títulos prefixados. Os preços desses investimentos de Renda Fixa incorporam a expectativa da taxa básica de juros do país, a Selic.

Então, caso você venda o seu título antes e os juros estejam em alta, você ganha menos. Se os juros estiverem em baixa, você ganha mais. 

Porém, se você permanecer com o seu investimento até a data de vencimento, recebe exatamente o que foi combinado no começo.

Rentabilidade Pós-fixada

Nos investimentos pós-fixados, a rentabilidade acompanha um indicador da economia. Um exemplo são os títulos que seguem a taxa básica de juros Selic. Esse tipo traz flexibilidade e é uma boa opção para quem está buscando menos oscilação de preço. Eles também costumam ter pouca variação. 

Existem ainda os títulos atrelados ao IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Neles, você recebe um valor fixado acima da inflação, o que garante o seu poder de compra ao longo do tempo.

Os CDBs pós-fixados e o Tesouro Direto Selic são exemplos desse tipo de investimento. E vale lembrar nos títulos pós-fixados você vai ver a rentabilidade real e não nominal.

A rentabilidade real é o valor líquido, já descontada a inflação.

Rentabilidade híbrida

Uma terceira opção na hora de investir são os investimentos com rentabilidade híbrida, que combinam características dos títulos pré e pós-fixados. Isso significa ter rentabilidade prefixada ou pós-fixada em uma mesma aplicação.

Aqui, parte da sua rentabilidade vai ser fixa, combinada já no momento da aplicação. A outra parte vai acompanhar um índice da economia, como o IPCA, que mede a inflação oficial do país.

Um exemplo desse tipo de investimento é o Tesouro IPCA+. Ele rende a inflação, que é o IPCA, mais um complemento, uma porcentagem adicional, que na sigla é representa pelo símbolo de “+”. Lembre-se que você recebe essa rentabilidade se não tirar seu dinheiro antes do prazo. 

Um exemplo é o título do Tesouro Direto com vencimento para 2035. Ele paga o IPCA mais um complemento de 4,11%. Esse é um bom investimento para o longo prazo, porque você se protege da inflação e garante seu poder de compra.

E então? Vai de rentabilidade prefixada ou pós-fixada? Confira o vídeo completo e bons investimentos!

Que tal emprestar dinheiro para o governo e obter lucros com a maior segurança do mercado? Invista em Tesouro Direto pela Easynvest!

Mais Vídeos

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.