Siga nossas redes

InvestNews Explica

Como surgiu o dinheiro?

Até chegar à forma que conhecemos hoje, o dinheiro passou por muitas modificações. Veja quais foram.

Até chegar à forma que conhecemos hoje, o dinheiro passou por muitas modificações. No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século XII A.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata.

Mas você conhece a origem dos termos dinheiro e moeda?

Estas duas palavras são de origem latina, remontando à civilização romana. “Dinheiro” deriva de denarius, que era uma pequena moeda de prata cunhada durante a Antiga República Romana. O local onde se realizava a cunhagem era o templo da deusa Juno Moneta, a deusa protetora dos recursos financeiros.

Já a palavra moeda deriva exatamente de moneta, a alcunha atribuída à deusa. Daí também derivam os termos correlatos, como monetário e monetizar. 

A história conta que, ao longo dos séculos, com a inteligência humana ficando cada vez mais desenvolvida, as necessidades das pessoas foram mudando.  Sendo assim, foi criado o sistema de trocas.

Mas com o passar do tempo esse sistema de troca ficou obsoleto e daí surgiu a necessidade de criar algo com valor, com lastro em metais preciosos. Sendo assim, foram criadas as primeiras moedas, tal como conhecemos hoje. Peças representando valores da sociedade à época, geralmente feitas em metal como ouro e prata, surgiram na Lídia, que é a atual Turquia. As características que se desejava ressaltar eram passadas para as peças através da pancada de um objeto pesado, tipo um martelo, em cunhos primitivos.

Com o passar do tempo, o ouro e a prata foram substituídos por metais menos raros, porém, foi preservada toda a expressão cultural cunhada nas moedas, que quase sempre apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.

Durante a Idade Média, surgiu o costume de guardar as moedas com ourives e, como garantia, era entregue um recibo. Era bem parecido com o processo que acontece hoje quando depositamos o dinheiro no banco e, depois, usamos o cartão para resgatar. Aos poucos esses comprovantes passaram a ser usados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.

E foi justamente devido a necessidade de guardar as moedas em segurança que surgiram os bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes. Essa era uma forma mais segura de andar por aí do que carregar dinheiro vivo.

Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, na Inglaterra, na França, e no Brasil.  Agora, vocês sabem de onde surgiu a palavra “banco”?

Samy e Dony contam tudo isso e muito mais no Investnews Explica.

Leia mais:

Quanto valem as obras de arte mais caras do mundo? Confira o ranking

Quanto custa morar sozinho? Veja o cálculo completo e dicas para economizar