Siga nossas redes

Negócios

Minério de ferro tem maior queda semanal em dois anos na China

Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse a alguns traders da matéria-prima siderúrgica para liberar estoques excessivos e reduzir os volumes a níveis razoáveis.

Minério de ferro tem maior queda semanal em dois anos na China
Estoques no porto de Yingkou 10/06/2010 REUTERS/Sheng Li

O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian marcou sua queda semanal mais acentuada desde fevereiro de 2020, caindo pela quinta sessão consecutiva nesta sexta-feira (18), com os traders atentos aos esforços intensificados dos reguladores chineses para conter um recente aumento nos preços.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse na quinta-feira a alguns traders da matéria-prima siderúrgica para liberar estoques excessivos e reduzir os volumes a níveis razoáveis.

A diretiva seguiu uma investigação conjunta com o regulador de mercado em Qingdao, um dos maiores portos de minério de ferro do país, onde os estoques aumentaram rapidamente em meio a suspeitas de estocagem para elevar os preços.

O minério de ferro mais negociado para entrega em maio na bolsa de Dalian da China encerrou as negociações diurnas em queda de 1,4%, a 685 iuanes (108,28 dólares) a tonelada, depois de atingir 661,50 iuanes, o menor nível desde 29 de dezembro. O contrato caiu 19% na semana.

O minério de ferro no mercado spot chinês caiu para 134 dólares a tonelada na sexta-feira, uma queda de mais de 10% em relação ao pico de cinco meses e meio visto em 10 de fevereiro, mostraram dados da consultoria SteelHome.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.