Preocupada com a situação dos pequenos empreendedores, que apavorados com a pandemia não sabem se conseguirão vender suas mercadorias, pagar funcionários ou fornecedores, a jornalista Beatriz Farrugia decidiu utilizar a tecnologia ao seu favor para criar o site Ajude um empreendedor, . Na plataforma que é completamente gratuita, empreendedores de todas as áreas poderiam cadastrar seus produtos em estoque à procura de compradores.
Com ajuda do marido, que é programador, construíram o site numa segunda-feira. “Fizemos o site em duas horas, e logo enviamos os links para os nossos amigos, concluímos a produção às 22h e para nossa surpresa no dia seguinte já tínhamos 10 pedidos de adesão” conta Beatriz. O casal entendeu que muitas pessoas entraram de madrugada para se cadastrar. O que os deixou surpresos é que eram pedidos de vários estados do Brasil.
Atualmente o site tem 60 empreendedores cadastrados e uma fila de espera de mais de 50 pedidos. Empreendedores de todos os setores integram a lista: lojas de roupa, fabricantes de calçado, área têxtil, restaurantes, produtores artesanais, azeite artesanal, geleia artesanal, entre outros, Os acessos ao site também têm aumentado, muitas pessoas que visitam a página são de Porto Alegre, Goiás, Minas Gerais, Matogrosso, Nordeste e até do exterior (Itália, França, EUA, Austrália). “Achamos que os acessos do exterior são de brasileiros que moram nestes países e souberam da iniciativa”, explica ela.
Para Beatriz, a procura grande dos empreendedores de se cadastrar no site deixou nítido que muitos deles estão preocupados com o fechamento do comércio, especialmente na quarentena. Com o número de produtores aumentando na plataforma, agora o objetivo é conectar eles com compradores que estejam interessados em ajudar negócios locais.
“Apelidamos eles de compradores de bom coração. Que ao entrar na plataforma podem ajudar estes pequenos produtores. Para o empreendedor que não está vendendo nada, uma ou duas vendas pode ajudar eles a pagar uma conta ou a comer”, conclui Beatriz que tem o firme objetivo de transformar o site na vitrine principal do empreendedor brasileiro.
QUER SABER MAIS? Conheça as iniciativas na página do #TodosJuntos
Como funciona?
No site é possível listar empreendedores que contam com produtos e serviços para pronta entrega. Não há intermediários, o contato ocorre diretamente entre produtor e comprador.
Após realizar a compra dos seus produtos e serviços, o pagamento e entrega deve ser acordado diretamente entre o comprador e fornecedor.
Se você é um pequeno empreendedor entre em contato pelo e-mail [email protected] e peça para ser incluído no catálogo. Nenhuma tarifa será cobrada pelo serviço.
O site também solicita o envio dos itens abaixo:
- Nome pessoal ou da empresa – Obrigatório
- Descrição da empresa ou produto – Obrigatório
- De 1 a 3 fotos dos produtos – Obrigatório
- Valores R$ – Opcional
- Ramo da empresa – Obrigatório
- Cidade – Obrigatório
- Contatos(telefone, e-mail, site, rede social) – Obrigatório
Veja também: Dia do comerciante: 5 dicas para vender bem pela internet