Siga nossas redes

Cafeína

De Americanas a Embraer: as ações mais descontadas do Ibovespa

O Cafeína mostra o desempenho dos papéis mais descontados do índice e analisa se o cenário macro, setor de atuação ou algum fator pontual vem causando este efeito.

Entre as 89 ações que compõem o Ibovespa, 23 estão com seus preços em bolsa abaixo do seu valor patrimonial, segundo levantamento fornecido pelo Trade Map a pedido do Cafeína. Para avaliar se os preços dos papéis estão abaixo do valor considerado justo, é usada uma métrica chamada P/VPA. Ela mostra o valor patrimonial líquido das empresas e quanto o mercado está disposto a pagar em bolsa.

Quando o P/VPA está abaixo de 1, isso mostra que os papéis estão sendo negociados abaixo do que a empresa tem em patrimônio líquido. Enquanto que acima de 1, as ações estão negociadas acima do que a empresa detém. Já quando estiverem próximos a 1, significa que a companhia está com as ações negociadas dentro do valor considerado justo. Essa métrica é a diferença entre os passivos (como dívidas) e o patrimônio líquido, o que inclui bens e direitos.

Na lista das ações mais descontadas até 16 de setembro, estão, por ordem: Azul, Gol, Cogna, Usiminas, Pão de Açúcar, IRB Brasil, Gerdau, Br Malls, Embraer, Banco do Brasil, CSN, Natura, Via, Copel, Eletrobras, Cyrela, Eztec, Iguatemi, Americanas, MRV e Petrobras. Tanto a petroleira quanto a varejista e a construtora estão sendo negociadas próximas de 1 analisando o P/VPA. Logo, estes papéis estão em linha com o preço considerado adequado pelo mercado.

EmpresaClasseSegmento BovespaP/VPA
GolPNTransporte aéreo0,21
AzulPNTransporte aéreo0,32
Cogna ONONServiços educacionais0,38
UsiminasPNASiderurgia0,40
P.Acucar-CbdONAlimentos0,40
Irbbrasil ReONResseguradoras0,46
Gerdau MetPNSiderurgia0,65
BR Malls ParONExploração de imóveis0,65
EmbraerONMaterial aeronáutico e de defesa0,68
BrasilONBancos0,74
Sid NacionalONSiderurgia0,82
GerdauPNSiderurgia0,82
Grupo NaturaONProdutos de uso pessoal0,85
ViaONEletrodomésticos0,88
CopelPNBEnergia elétrica0,89
EletrobrasONEnergia elétrica0,90
Cyrela RealtONIncorporações0,93
EletrobrasPNBEnergia elétrica0,94
EztecONIncorporações0,96
Iguatemi SAUNTExploração de imóveis0,97
PetrobrasPNExploração refino e distribuição0,98
AmericanasONProdutos diversos0,98
MRVONIncorporações0,99

Fonte: Trade Map | Dados até 16/09/22

Já entre as empresas que estão amargando prejuízo em bolsa nos últimos 12 meses, estão, Azul Gol, IRB, Embraer, Via, Cogna, Usiminas, Pão de Açúcar, Gerdau,  Eztec, Americanas e Natura.

Veja neste Cafeína o desempenho destes papéis e porque algumas companhias estão com seu valor em bolsa tão descontados. Será o cenário macro? O setor de atuação? Ou algum fator pontual?

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.