Siga nossas redes

SO$ Finanças

Qual a melhor opção: investir em BDR ou comprar ações direto no exterior?

Analista explica as vantagens e desvantagens de investir em BDR e comprar ações lá fora; envie sua pergunta.

mercado de ações EUA Nova York

Pergunta de Ademar Tavares: Quais são as vantagens e desvantagens de comprar BDRs aqui e abrir conta em corretora fora e comprar stocks diretamente?

Resposta de Murilo Breder*:

A vantagem de comprar BDR é, primeiro, a simplicidade. Tem desvantagens também, óbvio. Não tem lado certo da história. É o investidor que precisa escolher o que combina mais com ele. 

Qual o problema de BDR? Tem Imposto de Renda. Se você comprar lá fora, você tem uma isenção se vender menos de R$ 35 mil por mês. Aqui no Brasil, você vai pagar IR se tiver lucro. Não tem como fugir desse imposto. 

O lado bom é que você não precisa abrir conta lá fora. Apesar de haver corretoras com site até em português, aqui você faz tudo em uma única corretora, então consegue ter uma noção muito melhor do todo do seu portfólio. Não fica espaçado, cada investimento num canto. 

Criticam a liquidez dos ativos de BDR. Comparando com as ações normais aqui no Brasil, o BDR não tem uma liquidez lá muito forte. Só que isso também não impede o investidor de varejo de comprar BDR com uma certa tranquilidade. Às vezes a ordem não é executada na hora, mas o BDR tem um negócio chamado formador de mercado, que é uma instituição, um banco, autorizado a atuar como contraparte.

Então, por exemplo: você quer comprar um BDR que não tem liquidez. Aparentemente não tem ninguém vendendo para você comprar. Então você vai lá, lança a ordem de compra, e é a mesma coisa que jogar uma vara para pescar num lago onde você acha que tem peixe, mas não está vendo nenhum. Daqui a pouco vem alguém e solta uma ordem para vender essa ação que você queria comprar. Esse é o formador de mercado.

Mas, apesar de a liquidez ainda ser baixa e ser um ponto de atenção, (afeta) principalmente quem negocia valores muito altos, fundos de investimento. Para investidor pessoa física, isso não é o problema.

Então, para resumir bem a história, a grande questão é realmente o Imposto de Renda. A grande desvantagem do BDR: você vai pagar se tiver lucro aqui no Brasil. Já ao investir lá fora, apesar de não pagar imposto lá fora, você eventualmente precisa declarar lá fora. Então, vai dar um certo trabalho uma vez por ano. E você tem que fazer isso em inglês

Esses são os prós e contras. Não tem certo e errado, vai muito do perfil do investidor. Se você quer comodidade, BDR. Se você quer evitar taxa a todo custo e está disposto a ter um pouquinho mais de trabalho, lá fora é uma opção melhor.

* Murilo Breder é especialista em investimentos do Nu invest

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.