Siga nossas redes

SO$ Finanças

Em quanto o Tesouro Direto supera a poupança?

Guilherme quer saber qual a diferença na rentabilidade das duas opções.

dinheiro porco

Pergunta de Guilherme: Eu gostaria de saber em quanto a rentabilidade do Tesouro Direto supera a poupança.

Resposta de Carlos Caporal*:

Para responder sua pergunta, é interessante saber que o Tesouro Direto não é um investimento, mas um site onde você terá acesso a alguns investimentos: os títulos do governo federal. Ao investir em títulos públicos federais você emprestará dinheiro para o governo que te devolverá com juros num determinado período, e isso depende do tipo do título adquirido.

Dito isso, existem vários títulos federais disponíveis (e diferentes entre si) que lhe servirão como investimentos, porém com características distintas quanto aos prazos e tipos de títulos: pré-fixados, outros atrelados a inflação e aqueles que ainda pagam juros semestrais. Um dos mais comuns é aquele que acompanha a taxa básica de juros SELIC, o Tesouro SELIC. 

Sei que parece um tanto complicado, mas vou tentar fazer a comparação que você solicitou, embora alguns títulos não devam ser comparados com a caderneta de poupança por apresentarem características muito diferentes. O título que possui maiores semelhanças com a caderneta de poupança é exatamente o Tesouro SELIC citado acima. 

Então vamos usá-lo para comparar. Esse título tem sua remuneração atrelada a taxa básica de juros (a SELIC) sendo definida pelo governo, hoje em 10,75% ao ano e, assim como a poupança, oferece previsibilidade nos retornos além de alta liquidez. Por causa dessas características, ambos são investimentos indicados para curto prazo, como a reserva de emergência, já que o retorno no longo prazo não é o ponto forte de ambos.

Já a remuneração da caderneta de poupança funciona assim: 

Toda vez que a SELIC ficar ABAIXO de 8,5% ao ano, a Poupança renderá 70% da SELIC + TR (taxa referencial). Porém, toda vez que a SELIC ficar ACIMA de 8,5% ao ano, como agora, a Poupança retornará a regra antiga, rendendo 0,5% ao mês (6,17% ao ano) + TR.

Já o Tesouro SELIC irá render praticamente a taxa SELIC, ou seja, 10,75% ao ano. Se os juros subirem ainda mais, esse retorno também subirá, enquanto o da poupança permanecerá fixo. Note que a diferença não será pequena, porém você deve considerar a questão dos impostos que serão cobrados no Tesouro SELIC, diferente da caderneta de poupança que tem os seus rendimentos isentos de impostos, ou seja, retorno líquido para pessoas físicas conforme e regra acima explicada. 

Já os impostos no Tesouro SELIC seguem a seguinte regra quanto ao prazo: investimentos com menos de 180 dias, a alíquota é de 22,5%. Entre 180 e 360 dias, 20%. Entre 360 e 720 dias, 17,5% e acima disso, 15%.

Para facilitar essa conta, considerando os impostos relativos aos prazos do investimento no Tesouro SELIC encontraríamos os seguintes retornos líquidos: 8,33%, 8,60%, 8,87% e 9,14% conforme a alíquota do IR informada acima. Em todas as situações, o retorno da poupança fica muito para trás e isso deve ser considerado na hora da sua escolha, mesmo para um investimento de curto prazo.

Já para os investimentos de longo prazo, vale montar uma carteira bastante diversificada, mas que vá além disso, e o universo de opções disponíveis é bem mais amplo devendo estar sempre de acordo com o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

*Planejador Financeiro na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.