Siga nossas redes

Economia

Fed mantém juros perto de zero e não muda programa de compra de títulos

BC dos EUA diz que economia continua a se “fortalecer” e cita progresso na direção de objetivos para reduzir estímulo.

Sede do Fed em Washington, DC. REUTERS/Chris Wattie

O Federal Reserve (Fed) manteve sua taxa básica de juros dos Estados Unidos perto de zero e deixou inalterado seu programa de compra de títulos, em decisão anunciada nesta quarta-feira (28).

A recuperação econômica dos Estados Unidos permanece nos trilhos apesar da alta das infecções por coronavírus, disse o Fed em um novo comunicado de política monetária que continuou otimista e indicou discussões em andamento sobre a eventual retirada do suporte.

“Com o avanço das vacinações e o forte suporte de política monetária, indicadores da atividade econômica e de emprego continuaram a se fortalecer”, disse o banco central dos EUA em comunicado após a conclusão de dois dias de reuniões.

“A economia fez avanços” na direção de ganhos no mercado de trabalho que o Fed diz querer ver antes de reduzir suas compras mensais de títulos de 120 bilhões de dólares, completou o comunicado. A decisão do Fed foi unânime.

A inflação mais alta continua sendo o resultado de “fatores transitórios”, disse o Fed, e as autoridades esperam que o progresso na vacinação contra a covid-19 continue a aliviar o efeito da pandemia na economia.

O banco central não divulgou nenhuma projeção econômica nova nesta quarta-feira, em meio a dúvidas sobre como a alta nas infecções diárias por covid-19 mudou as perspectivas para uma recuperação que tem avançado rapidamente, mas permanece incompleta, com o número de vagas de trabalho quase 7 milhões abaixo de onde estava no início da pandemia em 2020.

O crescimento econômico tem sido forte o suficiente para que o Fed tenha iniciado na reunião de 15 e 16 de junho as discussões sobre quando e como reduzir as compras mensais de Treasuries e títulos lastreados em hipotecas. Economistas esperam que o primeiro passo na direção do fim dos programas de crise do Fed seja dado ainda este ano ou no início de 2022.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.