Siga nossas redes

Economia

Focus: mercado passa a ver maior aperto monetário em 2021 e 2022

Expectativa para a Selic deste ano passou para 6,63%.

Publicado

em

por

Reuters
BC em Brasília REUTERS/Adriano Machado

O mercado passou a ver maior aperto monetário tanto neste ano quanto no próximo, em meio a projeções cada vez mais elevadas para a inflação, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

A expectativa para a taxa básica de juros Selic ao final deste ano passou a 6,63% na mediana das projeções, de 6,50% no levantamento anterior. A taxa atual é de 4,25%. Para 2022, a Selic passou a ser vista em 7,0%, de 6,75%.

O levantamento semanal apontou ainda aumento de 0,04 ponto percentual na expectativa para a alta do IPCA em 2021, a 6,11%, enquanto a projeção para 2022 caiu 0,02 ponto, a 3,75%

O centro da meta oficial para a inflação em 2021 é de 3,75% e para 2022 é de 3,50%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento melhorou para este ano e chegou a 5,26%, de 5,18% anteriormente. Mas para o ano que vem houve ligeiro recuo de 0,01 ponto, a 2,09%.

Veja também

  • Como investir em ações: guia para começar a investir na bolsa
  • De mapeamento genético a millennials: 3 ETFs focados nas tendências do futuro
  • Minerar bitcoin ainda vale a pena? Entenda em 5 pontos
  • BTLG11: conheça o novo fundo da carteira Top FII da Easynvest by Nubank
  • Devo esperar a Selic subir mais para investir em renda fixa?
  • Estudos explicam quebra-cabeças na diferença de gênero em lideranças de empresas

Ganhe dinheiro com as variações cambiais enquanto seu patrimônio fica protegido. Invista em Dólar!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.