Siga nossas redes

Finanças

Eleições podem impactar mais as ações de estatais que o Ibovespa, diz Guide

Após alta performance, papéis de estatais têm pouco espaço de ganhos se resultado for avaliado como positivo, mas muito potencial de queda se o cenário for oposto.

Um desfecho avaliado de maneira negativa pelo mercado nas eleições presidenciais de 2022 pode impactar fortemente as ações de estatais. Mas o contrário não é verdadeiro: um resultado visto como positivo tem pouco potencial de puxar uma valorização desses papéis, segundo analistas da Guide Investimentos, que apontam por outro lado que, para o principal indicador da bolsa, o Ibovespa, as eleições de 2022 devem ser menos impactantes que as anteriores.

O motivo principal para essas projeções para os papéis de estatais é a “forte performance” desses ativos recentemente. Segundo os analistas Fernando Siqueira, Victor Beyruti, Rafael Pacheco, “a forte performance das ações estatais nos últimos meses indica pouco espaço para alta em caso de um cenário positivo pós-eleições. E bastante espaço para quedas em caso negativo”.

Considerando o mesmo período das eleições de 2014, a performance das ações de estatais neste momento de 2022 está melhor. Ainda assim, analistas da Guide não apontam boas perspectivas.

“Acreditamos que há muitas diferenças entre estas empresas hoje e em 2014 (atualmente as estatais estão apresentando lucros recordes, enquanto em 2014 apresentavam prejuízos recordes), mas a relação risco-retorno parece ruim neste momento dada a proximidade das eleições e diversas declarações de alguns candidatos no sentido de rever a atuação das empresas estatais”, diz o relatório. 

Para o investidor de olho nesse tipo de ação, a recomendação da casa é “esperar um momento melhorar para aumentar posições em empresas estatais”. Antecipando este risco, a Guide inclusive deixou o Banco do Brasil (BBAS3) de fora de sua carteira de setembro, “apesar de ver o banco estatal como tendo os melhores resultados e valuation ainda descontado”.

Ações de estatais nas eleições. (Foto: Reprodução/relatório da Guide Investimentos)

Ibovespa x eleições

O relatório também avaliou a variação do principal indicador da bolsa brasileira em meio à disputa pela presidência, destacando que o desempenho até agora tem se mostrado em linha com as eleições anteriores.

“A performance do Ibovespa em 2022 até agora não foi espetacular e não demonstra nenhuma grande oscilação em função das eleições. Como pode ser visto na figura abaixo, a performance do Ibovespa em 2022 até agora está no meio do caminho entre 2014 e 2018”, dizem os analistas da Guide. 

Ibovespa nas eleições. (Foto: Reprodução/relatório da Guide Investimentos)

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.