Finanças

B3 terá novas opções para investir em curva de juros

Segundo a empresa, novos produtos eliminam riscos e aumentam a eficiência tributária para o investidor de contratos futuros.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

A B3 (B3SA3), bolsa do Brasil, anunciou nesta sexta-feira (27) o lançamento de dois novos tipos de investimentos para negociar estratégias com curvas de juros, com base em contratos futuros de DI (Depósitos Interfinanceiros). São as operações estruturadas: Exchange Defined Strategies (EDS). Entenda como funciona o mercado de opções.

O projeto vai lançar produtos voltados a estratégias conhecidas como FRA (Forward Rate Agreement) e de Inclinação para os contratos de Futuro de DI (DI1), Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC).

Atualmente, existem dois tipos de estratégias de curvas de juros muito negociadas na B3.

A primeira é a negociação da taxa a termo (FRA), ou PU (Preço Unitário) Neutro, que consiste na negociação de dois vencimentos do produto, com quantidades calibradas de modo a igualar o PU de cada um deles. O principal objetivo é gerar uma exposição que inicia em uma data futura.

A segunda estratégia é a Inclinação, ou DV01 Neutro, que também consiste na negociação de dois vencimentos, porém as quantidades são calibradas de modo a neutralizar o DV01 de cada. O objetivo é gerar uma exposição no diferencial de taxas entre os dois vencimentos.

“A principal demanda do mercado, atendida com os novos produtos, era a negociação direta das estratégias de curva de juros em books específicos. Com o lançamento das operações estruturadas, tesourarias, gestores de fundos, investidores não residentes e corretoras ganharão mais eficiência nesse tipo de operação”, explica por nota Felipe Gonçalves, superintendente de produtos de juros da B3.

Benefícios ao investidor

Segundo a B3, os novos produtos terão como benefício eliminar risco de execução, pois dispensam a necessidade de negociar os vencimentos da estratégia em livros de ofertas separados.

Outro benefício, segundo a B3, seria a eficiência tarifária, pois os custos de negociação estarão alinhados à exposição gerada na operação. “Além disso, os investidores poderão observar exatamente o que está sendo negociado em cada tipo de estratégia via market data, o que significa mais transparência para o mercado”, diz a empresa.

As estratégias para Contrato Futuro de DI estarão disponíveis a partir de 30 de maio, enquanto o lançamento dos produtos para estratégias de Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC) será divulgado em data oportuna. Os novos produtos estarão disponíveis para negociação por meio da plataforma da B3 PUMA Trading System

Mais Vistos