Siga nossas redes

Finanças

Small Caps e Ibovespa foram os piores investimentos no 1º trimestre de 2023

Enquanto isso, o bitcoin e os BDRs se destacaram com os melhores retornos.

Os principais índices de ações da bolsa de valores brasileira, a B3, fecharam o primeiro trimestre de 2023 como os piores investimentos, segundo levantamento divulgado pelo TradeMap nesta sexta-feira (31). Enquanto isso, o bitcoin (BTC) e os BDRs se destacaram com os melhores retornos.

No acumulado do ano até março, o índice de small caps da B3 teve o pior retorno ao investidor, com queda de 9,51%. O Ibovespa teve o segundo pior resultado, com baixa de 7,16%, seguido pela queda de 4,08% do Idiv, indicador que acompanha o desempenho de ações de empresas consideradas boas pagadoras de dividendos. O Ifix, que acompanha os fundos imobiliários, também registrou rentabilidade negativa, em 3,7%.

Os mercados de renda variável em diversos países vêm enfrentando forte volatilidade nos últimos meses em meio aos temores sobre o patamar dos juros nas principais economias, com preocupações elevadas em meio à crise bancária mais recentemente. No Brasil, além desses fatores, há ainda a incerteza sobre a situação fiscal.

Já na ponta positiva, o bitcoin se destacou com alta de 15% nos últimos meses. O índice e BDRs também ficou entre os melhores investimentos no período, com alta de 8,73%, seguido pelo ouro, com 5,3%.

Além disso, em meio à manutenção da Selic em patamar considerado elevado, investimentos em renda fixa também tiveram rentabilidade positiva, como o IMA Geral (que acompanha o retorno dos títulos públicos) e o CDI (utilizado como parâmetro para a rentabilidade de investimentos como o Certificado de Depósito Bancário, CDB). As altas foram de 3,6% e 3,2%, respectivamente. Já a poupança teve retorno positivo de 2,08% no acumulado do trimestre.

Veja abaixo o levantamento completo:

Ainda não é possível saber se esses retornos ficaram acima da inflação no período. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já divulgou a prévia da inflação de março, considerando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O IPCA-15 teve alta acumulada de 2,01% no primeiro trimestre de 2023.

Resultado no mês e acumulado em 1 ano

O TradeMap também comparou a rentabilidade dos investimentos somente em março e em 12 meses. Considerando somente o desempenho neste mês, a melhor rentabilidade ao investidor foi a do bitcoin, com 8%. Já a pior foi a do Ibovespa, com recuo de 2,91%. 

Em 12 meses terminados em março, o melhor retorno foi do CDI, com alta de 13,23%. Já o bitcoin figura com o pior resultado, em baixa de mais de 33%.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.