Siga nossas redes

Geral

PF apreende quase R$ 150 milhões em bitcoin com empresa acusada de fraude

Organização é acusada de promover esquema de pirâmide envolvendo a criptomoeda; 591 bitcoins foram apreendidos.

bitcoin
Representação de Bitcoin 19/11/2020 REUTERS/Dado Ruvic

A Polícia Federal realizou na quarta-feira (25) uma operação nacional para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. O saldo da operação foi de 5 acusados detidos e apreensão de 591 bitcoins (aproximadamente R$ 147.750.000,00 na cotação atual), além joias, celulares e veículos de luxo.

A Operação Kryptos contou com a participação de cerca de 120 policiais federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, e as prisões e apreensões ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.

O alvo das operações foi uma empresa acusada de operacionalizar um sistema de pirâmides financeiras envolvendo criptomoedas, com promessas infundadas de retorno de até 15% do valor investido pelos clientes.

De acordo com a PF, as empresas envolvidas nas fraudes movimentaram bilhões de reais nos últimos seis anos, e aproximadamente 50% dessas movimentações foram realizadas nos últimos 12 meses.

Os investigados agora poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, instituição financeira clandestina, emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais. Se condenados, poderão cumprir pena de até 26 anos de prisão.

Veja também

  • ‘Inventar e Vagar’: o livro que ensina como Jeff Bezos construiu seu império
  • Com resultado recorde e expectativa de bons dividendos, o que esperar de VALE3?
  • Alta da Selic pode elevar juros do financiamento imobiliário para até 12% ao ano
  • bolsa de valores está ‘fora da realidade’? Frase de Lira divide analistas
  • Ibovespa x small caps: empresas ‘menores’ vão se dar melhor daqui pra frente?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.