Siga nossas redes

Spell Token: saiba o que é e como funciona

A Spell Token é um ativo de governança da Abracadabra.money. Conheça essa criptomoeda e entenda seu funcionamento.

A imagem mostra uma mulher branca conferindo gráficos de cotação em um celular e em um notebook.

Enquanto termos como criptomoedas e os tokens não fungíveis (NFTs) vêm se popularizando cada vez mais, o criptoativo Spell Token também tem chamado atenção. Veja abaixo o que é o Spell Token, como ele funciona e como investir nessa criptomoeda.

O que são ativos digitais?

Os ativos digitais são bens intangíveis ou representações digitais que carregam valor real, e que podem ser armazenados e comercializados por meio eletrônico. Alguns exemplos que podem ser considerados ativos digitais são vídeos, imagens e fotos, e-books, perfis em redes sociais, entre outros. 

As moedas e tokens virtuais são ativos digitais que se popularizaram nos últimos anos e que vêm sendo transacionados em massa através da utilização de criptografia e de tecnologia de registros descentralizados, a chamada blockchain

A blockchain opera na forma de uma base de dados, em que as informações são armazenadas em blocos protegidos por uma impressão digital única e processadas por usuários. 

Por meio dessa rede descentralizada, é possível registrar as transações de ativos digitais e as trocas de informações de forma ágil e segura. Dentro de uma blockchain, a representação digital de um ativo é conhecida como token

As criptomoedas fazem parte de uma categoria de tokens chamada payment tokens e funcionam como uma espécie de dinheiro eletrônico que pode ser utilizado para transferência de capital e investimento. O valor das criptomoedas é convencionado a partir das transações eletrônicas realizadas entre pessoas e empresas.

O que são criptomoedas e para que servem?

As criptomoedas são moedas digitais criadas em uma rede blockchain e cuja operação é feita de forma descentralizada, ou seja, sem que seja controlada ou intermediada por governos e órgãos oficiais.  

Na prática, isso significa que as informações sobre as criptomoedas e os dados referentes às suas transações são armazenados em blockchains que utilizam sistemas avançados de criptografia para proteger os registros e os dados dos usuários que participam dessas transações. 

As criptomoedas surgiram inicialmente como um meio de pagamento de mineradores na blockchain, mas, hoje em dia, elas já podem ser utilizadas de diversas maneiras. Veja abaixo algumas de suas principais aplicações:

Meio de pagamento

As criptomoedas têm sido cada vez mais utilizadas como meio de pagamento para a compra de produtos e serviços. Na Europa e nos EUA, já é comum ver empresas e estabelecimentos que aceitam esses ativos, e essa tendência tem, aos poucos, chegado também ao Brasil. 

Investimento

Diversos investidores têm optado pelas criptomoedas na hora de criar uma reserva de valor, ou seja, deixar um dinheiro guardado a longo prazo como forma de proteger o próprio patrimônio diante das oscilações do cenário econômico. Além disso, também é possível obter rendimentos comprando criptomoedas na baixa e vendendo-as por um valor mais alto quando a cotação subir.

Transferências facilitadas

Por funcionarem por meio de redes blockchain, as criptomoedas permitem a realização de transferências de valores de qualquer local do mundo, sem intermediários

Entre as criptomoedas mais conhecidas e utilizadas, podemos citar o Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Binance Coin (BNB) e a Spell Token (SPELL).

Como funciona a spell token?

A Spell Token (SPELL) é um token de governança da plataforma Abracadabra.money, que utiliza um protocolo DeFi de lending (empréstimos) e está baseada na blockchain Ethereum. Por meio dessa plataforma, os usuários podem ganhar juros ao depositar garantias na forma de ativos criptográficos.

O nome Abracadabra surgiu porque a plataforma se define como uma espécie de “livro de feitiços” virtual, já que permite aos usuários produzir “dinheiro mágico da internet”. 

Os usuários são chamados de Spellcasters (lançador de feitiços) e podem fornecer garantias na forma de vários ativos criptográficos com juros, como yvYFI, yvUSDT, yvUSDC, xSUSHI, entre outros.

Esses ativos de garantia são empregados na cunhagem de Magic Internet Money (MIM), uma stablecoin atrelada ao dólar e que mantém certa estabilidade, podendo ser convertida em outras moedas tradicionais.

A principal função para qual a Abracadabra.money é usada atualmente é o staking, quando os tokens ficam “bloqueados”, e os usuários recebem recompensas como juros passivos, porcentagem de trading fees, e direito de governança, podendo participar nos processos de decisão sobre o projeto.

Como o protocolo Abracadabra é descentralizado, o número de Spell Tokens que uma pessoa possui determinará o peso que sua opinião terá na alteração de taxas de liquidação, garantias e total value locked (TVL).

A imagem mostra um close up em uma tela com gráficos coloridos em frente a um fundo preto.
Usuários da criptomoeda recebem recompensas, como a oportunidade de ajudar a tomar as decisões do projeto. (Foto: Unsplash / Nicholas Cappello)

Já a renda passiva é gerada quando os Spell Tokens são apostados. Nesse momento, os usuários ganham uma porcentagem das taxas de negociação da plataforma. Essas taxas são juros obtidos principalmente de usuários que emprestam MIM, sendo que 75% da taxa vai para os detentores de tokens; 20% são destinados à tesouraria de governança, e os últimos 5% são mantidos em uma tesouraria que ajuda a mitigar os riscos quando as condições do mercado pioram. 

A Spell Token vem ganhando destaque porque os mercados de empréstimos isolados da Abracadabra.money trouxeram um fluxo de inovação em empréstimos nas DeFi, já que, nesse formato, os riscos não são compartilhados coletivamente entre os usuários. 

Dessa forma, a plataforma consegue oferecer combinações que não são suportadas pela maioria das outras corretoras descentralizadas (DEXs).

Os usuários da Abracadabra também podem alavancar suas posições em tokens com juros, emprestando contra elas e, em seguida, emprestando contra a stablecoin, criando loops de alavancagem. 

Quanto vale a spell token?

As criptomoedas, como é o caso da Spell Token (SPELL), são consideradas ativos de renda variável, tendo uma cotação que sofre alterações constantes. Por isso, não é possível estabelecer um valor fixo e exato da Spell Token, já que seu preço está sempre variando.

Para se ter uma ideia de quanto vale a Spell Token, entre os meses de fevereiro e maio de 2022, o preço em dólares americanos variou entre US$ 0,004245 e US$ 0,001274. É possível acompanhar mais de perto a cotação das criptomoedas pela página de cotações do InvestNews.

Veja também:

  • Criptogames: como impactam a indústria e os investimentos
  • Microcoin: conheça esse tipo de criptoativo e veja se vale a pena investir
  • Saiba o que é Spell Token e como funciona
  • Bitcoin Cash: o que é, como funciona e vale a pena investir nessa cripto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.