Siga nossas redes

Samy explica tudo sobre CRI e CRA

Você não precisa ser um banco para financiar o imóvel de outra pessoal. Sabia que você pode fazer isso investindo em CRI e CRA? E o melhor: ganhando dinheiro. 

CRI e CRA são investimentos de Renda Fixa usados como instrumento de captação de recursos para financiar as transações do mercado imobiliário, no caso do CRI, e do mercado agrícola, com o CRA. Eles têm uma série de vantagens, como por exemplo a isenção do Imposto de Renda para os lucros. 

Confira os detalhes.

O que são CRI e CRA

Em primeiro lugar, vamos ao nome técnico. O CRI significa Certificado de Recebíveis Imobiliário. Já o CRA é a sigla para Certificado de Recebíveis Agrícolas.

E agora a tradução: CRI e CRA são títulos de Renda Fixa emitidos por instituições securitizadoras. 

Imagine que o alguém acabou de comprar um imóvel na planta. Essa pessoa foi até a construtora, fez o financiamento e vai pagar sua casa nova em prestações, digamos por uns 15 anos, pagando juros, claro.

Porém, para construir o prédio, a construtora precisa de dinheiro agora. E lembre-se, a maioria dos compradores não vai pagar à vista, e sim parcelado em vários anos. E como a construtora faz para levantar o dinheiro? Ela repassa a dívida para a securitizadora, que emite o CRI.

Logo, com o dinheiro dos investidores que vão aplicar nesse CRI, a construtora consegue pegar à vista o valor que ela só iria receber daqui a muitos anos.

Na prática, quando você investe em CRIs ou CRAs, você está emprestando dinheiro para a construtora e vai receber juros em troca. E esse rendimento é maior que o da Poupança. 

CRI e CRA têm data de vencimento, portanto são investimentos de médio e longo prazo. E olha só a vantagem: não têm Imposto de Renda sobre os lucros.

Mas atenção, eles não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Portanto, o principal risco de investir nesses ativos é o risco de crédito.

Por exemplo, no caso do CRI, o risco está nas pessoas que compraram os imóveis não pagarem suas dívidas. Por isso, as construtoras dão os próprios imóveis como garantia.

Quer saber mais? Então dê o play e confira o vídeo que o Samy Dana gravou para você.

Já pensou em estimular o setor agrícola e/ou imobiliário e ao mesmo tempo ter ótimos ganhos? Invista em CRI e CRA pela Easynvest!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.