Siga nossas redes

Negócios

Google permite que Spotify use solução própria de pagamento no Android

Usuários que baixaram o Spotify da Google Play Store terão a opção de pagar com o sistema de pagamento do Spotify ou com o Google Play Billing em alguns países nos próximos meses.

spotify
Smartphone e um fone de ouvido são vistos na frente de uma projeção de tela de um logotipo do Spotify / 01/04/2018 REUTERS/Dado Ruvic

O Google (GOGL34), da Alphabet disse na quarta-feira (23) que permitirá que o Spotify (S1PO34) use seu próprio sistema de pagamento no aplicativo Android como parte de um novo projeto destinado a combater preocupações dos fabricantes de aplicativos sobre altas taxas e comportamento supostamente anticompetitivo.

Os usuários que baixaram o Spotify da Google Play Store terão a opção de pagar com o sistema de pagamento do Spotify ou com o Google Play Billing em alguns países nos próximos meses.

O modelo permitirá que alguns desenvolvedores, começando com o Spotify, ofereça uma opção de cobrança adicional ao lado do sistema de cobrança do Google Play em seus aplicativos.

“Este piloto nos ajudará a aumentar nossa compreensão sobre se e como o faturamento por escolha do usuário funciona para usuários em diferentes países e para desenvolvedores de diferentes tamanhos e categorias”, disse o Google.

Sob uma nova lei de concorrência na Coreia do Sul em 2021, o Google também disse que permitiria que os desenvolvedores introduzissem um segundo sistema de pagamento ao lado do seu.

O Spotify disse que seu teste com o Google faz parte de um “acordo de vários anos”, porém não deu mais detalhes.

Desenvolvedores de aplicativos reclamam há anos por terem que usar os sistemas de pagamento da Play Store e da App Store, da Apple.

Google e Apple cobram até 30% de cada pagamento como taxa, o que os desenvolvedores dizem ser muito alto. Ambos reduziram algumas taxas. O Google não especificou a taxa que cobrará no novo modelo.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.