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As 10 empresas que mais perturbam o consumidor em 2021, segundo o Procon

Desde 2010, a instituição aplicou mais de R$ 250 milhões em multas em empresas que desrespeitaram o “Não me ligue”.

O Procon-SP divulgou nesta terça-feira (10) a lista das empresas que mais incomodam os consumidores (que ligam ou mandam mensagem aos consumidores inscritos no “Não me ligue”).

O “Não me ligue”, em vigor desde 2009, foi instituído para proteger a privacidade dos consumidores, e a partir deste ano, passou a incluir mensagens SMS e via aplicativo, como whatsapp, além das ligações.

Em texto divulgado pelo Procon-SP, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez declarou que “o Ranking dos Perturbadores foi criado porque para muitas empresas apenas a aplicação de multas não tem servido pra refrear sua prática abusiva. Por essa razão, o Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade.” Para Capez, “é importante lembrar o nome dessas empresas na hora de prestigiar uma marca”.

Segundo a instituição, desde 2010, cerca de 346 processos de reclamação foram instaurados e mais de R$ 250 milhões em multas foram aplicadas nas empresas reclamadas.

As campeãs da lista foram:

1- Vivo (VIVT3), com cerca de 3.743 ligações

2- DR de todos, com 3.077 ligações

3- Claro, com 2.524 ligações

4- Banco Pan (BPAN4), com 2.522 ligações

5- Banco Itaú (ITUB3), com 2.308 ligações

6- Tim (TIMP3), com 2.294 ligações

7- Viva Mais, com 2.256 ligações

8- Santander (SANB11), com 1.838 ligações

9- Banco BMG S/A (BMGB4), com 1.618 ligações

10- Banco Safra, com 1.167 ligações

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