As horas úteis do dia também são as horas úteis dos investidores. Com um aumento no número de investidores na bolsa, procurar pela melhor janela de tempo para comprar e vender acaba entrando no caminho de outras ocupações, como o trabalho. É a partir desse cenário que o after market da B3 (B3SA3) surge.
O que é o after market
O after market é um horário estendido para além das horas habituais de funcionamento da B3. Esse horário, que se estende das 17h5 às 18h00, é uma janela de tempo adicional para negociações de ativos na bolsa de valores. Com algumas restrições e normas específicas, ele é um cenário de menor liquidez e maior volatilidade do mercado.
Para que serve o after market
Conversamos com o gestor da mesa de operações da Miura Invest, Pedro Friedman (Ancord), e com o operador de renda variável da SVN, Luiz Souza, sobre o funcionamento do after market.
De acordo com os especialistas, o cenário do after market serve para dois tipos de investidores: os que erraram ao longo do dia e os que se informaram de algo notável.
“Muitas empresas esperam o fechamento de mercado para comunicar fato relevante que pode oscilar o preço das ações. Um investidor que tenha tido contato com essa informação pode se desfazer de ações, temendo um movimento perdedor no dia seguinte”, afirma Friedman.
“Outra situação ocorre quando o investidor não conseguiu realizar alguma operação que precisava ao longo do dia, por impossibilidade técnica ou logística. Desfazer posições perdedoras é o que a gente mais faz aqui nesse horário”, conta Souza.
Como funciona o after market
O after market funciona como o pregão normal da B3, com algumas regras adicionais específicas. Segundo os especialistas, entretanto, a baixa liquidez desse mercado cria cenários diferenciados para investimentos.
Vantagens do after market
Para Friedman, o after market possibilita um cenário de ganhos eventuais acima do normal. “O after tem um cenário de baixa liquidez, porque os grandes players do mercado já estruturaram suas estratégias e fecharam o dia. O limite de volume negociado também favorece isso. Com menos liquidez você tem a chance de ganhar em ofertas maiores, ditando o preço do mercado”.
Segundo ele, isso pode funcionar tanto para quem compra como para quem vende. “Se você toma uma decisão com estratégia, o cenário do After garante que quem der as cartas vai ser mais efetivo”.
Desvantagens do after market
Por outro lado, Souza destaca que o after market não é um lugar para ir sem ter uma estratégia muito bem definida.
“Um dos meus clientes tinha feito uma má operação no day trade, fechando o dia comprado com cerca de R$ 2,5 milhões em uma empresa que ele queria se desfazer. Às 17h05 ele me ligou dizendo: ‘Luiz, vende tudo!’. O problema é que se você opera comprado querendo vender num After com esse volume, você pega as melhores e as piores ofertas”.
O fenômeno é o chamado “limpar o book”, quando o investidor acaba com as ofertas de compra com melhores valores e começa a vender as ações para quem quiser pagar, normalmente amargando prejuízo.
“O after não é para entrar de cabeça quente”, resume Souza.
Quais são as regras para operar no after market
Com regras específicas para o seu funcionamento, o after market atrai um perfil mais afeito ao risco ou mais desesperado de investidores. Os especialistas listaram as principais normas que regem esse momento da bolsa, mas a lista de normas completas podem ser conferidas no site oficial da B3.
- Negociação de CPFs possuem um teto de R$ 900 mil negociados no dia;
- Os derivativos (opções, futuros e mini índices) não podem ser negociados nesse horário;
- Só podem ser negociadas ações que tiveram alguma transação ao longo do dia;
- Os preços só permitem uma oscilação de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo;
- Só podem ser negociadas ações listadas nos principais índices da bolsa brasileira: IBOV, IBRX50, IBRX100 e IFIX.
Horário do after market na B3
O after market começa por volta das 17h05-17h15, quando o último leilão de ações termina, e segue até às 18h, quando se encerram as atividades do dia.
Pré-Abertura | Abertura | Encerramento | After Market |
8:45 | 10:00 | 17:05 | 17:00-18:00 |
Veja também:
- Halving do bitcoin: o que é e quando acontece?
- Swap: entenda a troca de rentabilidade no mercado financeiro
- Intraday: o que é e quais operações podem ser feitas?