Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa avança e fecha nos 114 mil pontos; dólar fica estável

Mercado reage aos acontecimentos da ‘Super Quarta’.

Publicado

em

B3 Bolsa Ibovespa
Crédito: Shutterstock

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta nesta quinta-feira (23), enquanto investidores reagiram aos acontecimentos da véspera, com anúncios do Banco Central e Federal Reserve (Fed) sobre política monetária. O mercado também monitorou a situação da chinesa Evergrande.

O Ibovespa avançava 1,59%, aos 114.064 pontos. Já o dólar fechou com variação positiva de 0,09%, negociado a R$ 5,3086.

Destaques

As ações da Embraer (EMBR3) dispararam, após a companhia anunciar nova encomenda de carros voadores. Ultrapar (UGPA3) e CVC (CVCB3) também subiram forte. Confira os destaques da bolsa hoje. Petz (PETZ3) também registrou valorização.

Cenário interno

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (22) elevar a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, de 5,25% para 6,25% ao ano. O aumento de 1 ponto percentual veio em linha com a expectativa do mercado. A decisão foi unânime.

Foi o segundo aumento seguido de 1 ponto percentual da Selic. Em agosto, o Copom fez a primeira elevação dessa magnitude desde 2002. Com isso, o BC promoveu o quinto aumento seguido da taxa básica de juros.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) invadiram esta tarde a sede da B3, em um ato de protesto contra a fome e em tom crítico ao governo federal. As manifestações eram pacíficas.

Cenário externo

No exterior, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou inesperadamente na semana, embora o mercado de trabalho continue a se recuperar.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 16 mil, para 351 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 18 de setembro, informou o Departamento do Trabalho na quinta-feira.

Bolsas Mundiais

Wall Street

As ações dos Estados Unidos abriram em alta nesta quinta-feira, com os investidores deixando de lado preocupações sobre os planos do Fed para redução do estímulo, enquanto aumentos de previsões da Accenture e Salesforce somavam-se ao humor positivo.

O Dow Jones Industrial Average subia 0,11% na abertura, a 34.296,30. O S&P 500 abriu em alta de 0,25%, a 4.406,75, enquanto o Nasdaq Composite ganhava 0,42%, a 14.960,00 pontos.

Europa

As bolsas europeias subiram pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira, refletindo melhora do sentimento global devido ao alívio de preocupações sobre a endividada China Evergrande, enquanto comentários do Banco da Inglaterra mantiveram as ações de Londres sob pressão.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,07%, a 7.078,35 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,88%, a 15.643,97 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,98%, a 6.701,98 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,41%, a 26.081,13 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,78%, a 8.876,90 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,29%, a 5.457,53 pontos.

Ásia e Pacífico

O mercado acionário da China fechou em alta nesta quinta-feira, liderado por semicondutores e consumo básico, enquanto as garantias da endividada incorporadora China Evergrande impulsionaram o setor imobiliário.

O China Evergrande Group afirmou que realizou uma reunião interna na noite de quarta-feira, pedindo aos executivos da empresa que garantam a entrega de qualidade de imóveis e o reembolso de produtos de gerenciamento de patrimônio.

A Evergrande disse que havia “resolvido” o pagamento de um cupom a vencer nesta quinta-feira mas não deu mais detalhes, deixando incerto o que isso significa para pagamentos de US$ 83,5 milhões em juros de títulos a vencerem no dia.

  • . Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado.
  • . Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,19%, a 24.510 pontos.
  • . Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,38%, a 3.642 pontos.
  • . O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,65%, a 4.853 pontos.
  • . Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,41%, a 3.127 pontos.
  • . Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,90%, a 17.078 pontos.
  • . Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,93%, a 3.076 pontos.
  • . Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,00%, a 7.370 pontos.

(*Com informações da Reuters)

Veja também

Ganhe dinheiro com hospitais, shoppings e outros empreendimentos, tudo com taxa ZERO de corretagem! Invista em Fundos de Investimento Imobiliários

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.