O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou em alta nesta quarta-feira (28), em meio à divulgação de resultados trimestrais das companhias. O dólar terminou o dia em queda em relação ao real. Os movimentos ganharam força após anúncio sobre a política monetária dos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed), banco central do país.

O Ibovespa subiu 1,34%, aos 126.585 pontos. Veja a cotação do Ibovespa hoje. O dólar caiu 1,29%, comercializado a R$ 5,1088.

O Fed manteve sua taxa básica de juros perto de zero e deixou inalterado seu programa de compra de títulos. O comunicado de política monetária continuou otimista e indicou discussões em andamento sobre a eventual retirada do suporte. O órgão disse ainda que a inflação mais alta nos Estados Unidos continua sendo o resultado de “fatores transitórios”

“A decisão foi de manutenção de juros como esperado pelo mercado“, comentou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, sobre o Fed. “O comunicado como um todo foi bem parecido com o último, e a decisão foi unânime mesmo com toda a divergência dos dirigentes em eventos públicos e entrevistas.”

Destaques da bolsa

Weg (WEGE3), que divulgou na véspera o balanço do segundo trimestre, liderou as altas do dia. As ações de Santander Brasil (SANB11) e Telefônica Brasil (VIVT3) também subiram, enquanto CSN (CSNA3) registrou perdas. Veja os destaques da bolsa de valores.

Bolsas mundiais

Wall Street

O Nasdaq subiu nesta quarta-feira com resultados fortes da Alphabet, dona do Google (GOGL34), com os investidores voltando as atenções para o Fed para avaliar o impacto do aumento da inflação e da variente delta do coronavírus em seu estímulo monetário.

Europa

As ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, com balanços corporativos encorajadores do banco britânico Barclays e do grupo de luxo Kering ajudando investidores a superar preocupações com a repressão regulatória da China que gerou tensão nos mercados nesta semana.

Ásia e Pacífico

As ações de Xangai recuaram nesta quarta mas reduziram as perdas de mais cedo em um dia volátil, uma vez que a mídia estatal chinesa pediu calma após as perdas provocadas pelas preocupações dos investidores com o aperto de regulamentações pelo governo.

(*Com informações de Reuters)

Veja também