Siga nossas redes

Flash

Entenda como a invasão na Ucrânia impacta bolsas, petróleo e inflação

Quais são os efeitos de ataques russos à Ucrânia? Saiba agora no Flash!

Quais são os efeitos de ataques russos à Ucrânia? Saiba agora no Flash!

A Rússia atacou a Ucrânia em uma chamada “operação militar especial” que foi autorizada pelo presidente russo Vladmir Putin.

O governo ucraniano acusou Moscou de lançar uma invasão em escala total. Já a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou não ter tropas dentro da Ucrânia no momento e não tem planos de enviar nenhuma para o país. Os Estados Unidos e a Europa, por sua vez, em resposta, prometeram sanções mais duras à Rússia. Com isso, bolsas mundiais despencaram, o dia também é de perdas para o Ibovespa e a cotação do petróleo disparou.

Neste cenário, bitcoin também recuava. Pela manhã, a queda da criptomoeda chegou a passar dos 9%. Lucas Passarini, analista de negócios do Mercado Bitcoin, explica que o avanço das forças russas sobre a Ucrânia impacta todo o mercado, e o risco sistêmico acaba aumentando, trazendo questionamentos sobre a narrativa do bitcoin como reserva de valor.

“As incertezas passam a aumentar e guiar os mercados. No curto prazo, vamos ver uma fuga de capitais, um movimento que pode antecipar uma crise, com busca maior por liquidez e por ativos com menor estrutura de risco, seja em dólar ou euro. Depois, a partir do momento em que os acontecimentos forem se desdobrando, talvez vejamos o mercado se tranquilizar e até uma breve recuperação”, disse Passarini.

Entenda quais são os impactos da invasão da Rússia na Ucrânia para as bolsas de valores, a inflação, petróleo, criptomoedas e projeções de especialistas.

Além disso, o programa ainda traz os principais números apresentados pelos balanços do 4º trimestre de 2021 pela Petrobras (PETR4 e PETR3), Ambev (ABEV3) e Azul (AZUL4).

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.