Siga nossas redes

Negócios

45 empresas se unem para promover diversidade racial no mercado de trabalho

Com gigante como Disney, Magalu e Pepsico, iniciativa pretende criar 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030.

Publicado

em

45 empresas que atuam no Brasil fazem parte do grupo MOVER: Movimento Pela Equidade Racial. Concorrentes e parceiros de diversos setores de atuação se reuniram para alavancar ferramentas efetiva de combate ao racismo e promoção de diversidade racial. O grupo buscará criar oportunidades, capacitação e espaço para liderança de pessoas negras no mercado de trabalho.

Apesar de cada empresa, em maior ou menor escala, já atuar de maneira interna em ações de diversidade e governança, o MOVER pretende unir forças e implantar iniciativas conjuntas com o objetivo de acelerar a transformação social.

Pilares e compromissos

Para colaborar com um futuro menos desigual, o movimento trabalhará a partir de um plano de ação com três compromissos públicos. O primeiro deles é a criação de 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030. Para alcançar essa meta, as empresas têm compromisso em reformular seus processos seletivos de forma a levarem em conta a desigualdade racial do país no momento de recrutamento e contratação.

Além disso, pretende-se impulsionar a vida de 3 milhões de pessoas negras através de promoção de cursos, conexão com o mercado de trabalho e ações de desenvolvimento e capacitação profissional.

Por fim, o MOVER também acredita que a conscientização sobre o racismo é uma forma de combatê-lo. Por isso, todas as empresas envolvidas no projeto vão fomentar discussões e treinamentos sobre equidade racial para seus funcionários e colaboradores.

Falta de lideranças negras

Dentre os 45 CEOs encabeçando a coalização, nenhum é negro. Segundo o MOVER, isso também é um reflexo da desigualdade racial e falta de lideranças negras nas empresas brasileiras. Para suprir a falta de representatividade preta e parda, a iniciativa contou com instituições parceiras como ID_BR e Fundo Baobá, especialistas em diversidade e inclusão.

Veja a lista de empresas participantes

Invista com rentabilidade altíssima alavancando seus ganhos! Invista em Índice!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.