Siga nossas redes

Negócios

45 empresas se unem para promover diversidade racial no mercado de trabalho

Com gigante como Disney, Magalu e Pepsico, iniciativa pretende criar 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030.

45 empresas que atuam no Brasil fazem parte do grupo MOVER: Movimento Pela Equidade Racial. Concorrentes e parceiros de diversos setores de atuação se reuniram para alavancar ferramentas efetiva de combate ao racismo e promoção de diversidade racial. O grupo buscará criar oportunidades, capacitação e espaço para liderança de pessoas negras no mercado de trabalho.

Apesar de cada empresa, em maior ou menor escala, já atuar de maneira interna em ações de diversidade e governança, o MOVER pretende unir forças e implantar iniciativas conjuntas com o objetivo de acelerar a transformação social.

Pilares e compromissos

Para colaborar com um futuro menos desigual, o movimento trabalhará a partir de um plano de ação com três compromissos públicos. O primeiro deles é a criação de 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030. Para alcançar essa meta, as empresas têm compromisso em reformular seus processos seletivos de forma a levarem em conta a desigualdade racial do país no momento de recrutamento e contratação.

Além disso, pretende-se impulsionar a vida de 3 milhões de pessoas negras através de promoção de cursos, conexão com o mercado de trabalho e ações de desenvolvimento e capacitação profissional.

Por fim, o MOVER também acredita que a conscientização sobre o racismo é uma forma de combatê-lo. Por isso, todas as empresas envolvidas no projeto vão fomentar discussões e treinamentos sobre equidade racial para seus funcionários e colaboradores.

Falta de lideranças negras

Dentre os 45 CEOs encabeçando a coalização, nenhum é negro. Segundo o MOVER, isso também é um reflexo da desigualdade racial e falta de lideranças negras nas empresas brasileiras. Para suprir a falta de representatividade preta e parda, a iniciativa contou com instituições parceiras como ID_BR e Fundo Baobá, especialistas em diversidade e inclusão.

Veja a lista de empresas participantes

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.