Siga nossas redes

Cafeína

OPA: o que acontece quando uma empresa fecha capital?

Veja neste Cafeína os prós e contras de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações) – para investidores e para as empresas que fecham seu capital.

Muito se fala sobre IPO, que é quando uma empresa decide abrir capital em bolsa de valores. Mas em uma situação oposta, de fechamento de capital, não é tão comum ouvir falar sobre o assunto.

Logo, é normal que investidores tenham dúvida sobre o que acontece com as ações detidas de uma empresa que não terá mais negociação em bolsa, a chamada ‘Oferta Pública de Aquisição de Ações’, da sigla OPA.

A bolsa de valores brasileira tem por estratégia fechar capital de ações que tem pouca liquidez e valor muito baixo de negociação para os papeis. No entanto, os acionistas não são obrigados a se desfazer dos papeis que detém em casos como este. Mas há riscos deste investidor ficar ‘a ver navios’ uma vez que depois de fechado o capital, quem vai querer comprar?

Já para os que entram em uma OPA, existe uma legislação societária que protege o acionista minoritário além de ter regras a serem seguidas por parte da companhia que fecha capital. A empresa deve contratar um especialista legal para de forma oficial definir o preço que a empresa vai efetuar a compra dos papéis minoritários. E este preço tem que ter fundamento, levando em conta o fluxo de caixa, patrimônio, múltiplos de outras empresas, histórico de preços, entre outros indicadores. Mas por regra o preço final dos papéis deve ser igual para todos os investidores. Com maior ou menor capital investido.

Para uma empresa fechar capital ela precisa comprar no mínimo dois terços das ações que estão em circulação no mercado (o chamado free float). O que significa que se esse mínimo não for alcançado, ela continua sendo uma companhia de capital aberto. Daí ela pode fazer uma nova oferta para tentar recomprar as ações restantes que estão no mercado.O que mostra como este processo pode demorar além do esperado.

Veja neste Cafeína os prós e contras de uma OPA – para investidores e para as empresas que fecham seu capital.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.