Siga nossas redes

Economia

Como declarar day trade no Imposto de Renda?

Todo o lucro líquido com operações day trade é tributado em 20% pelo IR, sendo 1% retido direto pela corretora.

Publicado

em

por

Charles Gularte*
16/01/2013. REUTERS/José Manuel Ribeiro

Nas operações de day trade, o investidor compra e vende ações de uma empresa em um único dia na bolsa de valores com o objetivo de obter lucro na oscilação do preço entre a abertura até o fechamento do mercado.

MAIS: SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021

Todo o lucro líquido com operações day trade é tributado em 20% pelo IR, sendo 1% retido direto pela corretora, popularmente conhecido como “dedo duro”. Os prejuízos com as operações do mês podem ser compensados com os ganhos dos meses seguintes.

Para declarar operações com day trade você precisa preencher a ficha de “Bens e Direitos” da sua declaração, que pode ser realizada por meio do programa da Receita Federal, E-CAC ou aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Selecione o código “31” para “Ações” e lance o saldo inicial e saldo final de cada ação, detalhando a quantidade na descrição.

Na sequência, em “Rendimentos Variáveis”, clique em “Operações Comuns/Day Trade” e informe, mês a mês, o valor obtido de lucro ou prejuízo, de acordo com o ativo correspondente e separe por tipo de operação (comum ou day trade).

No mês em que você teve prejuízo, inclua o valor com um sinal de menos na frente, e se você não operou em determinado mês, basta preencher com o número zero nos campos solicitados.

Para descontar o valor do IR “dedo-duro” retido pela corretora, informe o valor dele no campo “Consolidação do mês” na linha “IR Fonte Day-Trade a compensar”.

Charles Gularte, VO de Operações da Contabilizei.

MAIS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021:


Faça seu dinheiro começar a render mais hoje! Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!