Em relatório, os analistas do BTG Pactual dizem que a expectativa é de que as ações da companhia, que acumulam queda de 79,46% em 12 meses e de 32,55% no ano, continuem sob pressão nos próximos meses.
Luiz Temporini, Bruno Lima, Luis Mollo, Marcelo Zambello e Vitor Melo, que assinam o relatório, avaliaram que o e-commerce continua sendo uma tese estrutural positiva, mas com muito mais ruído de curto prazo, ao qual a Magazine Luiza não está imune.
Além do debate sobre a espiral inflacionária e o aumento das taxas de juros, com efeito no custo do capital próprio, os analistas citam três seguintes preocupações que têm impactado o desempenho das ações da Magalu:
- desaceleração do e-commerce local, principalmente para eletrônicos e players 1P;
- concorrência de players nacionais e internacionais (mais descontos, subsídios e CAC crescente);
- preocupações com a sustentabilidade das margens para players de e-commerce, dada a perspectiva competitiva à frente.
Por dentro do balanço
A varejista divulgou na noite de segunda-feira (14) seu balanço do 4º trimestre de 2021. A companhia presentou prejuízo líquido ajustado de R$ 79 milhões no período, revertendo o lucro de R$ 232,1 milhões reportado no quarto trimestre de 2020.
No acumulado de 2021, o lucro totalizou R$ 114,2 milhões, uma queda de quase 70% ante 2020.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recuou cerca de 53% no quarto trimestre, para R$ 243 milhões.
A XP Investimentos avaliou que a Magazine Luiza reportou resultados abaixo das estimativas, que a empresa já incorporava um cenário desafiador e que a dinâmica de crescimento de receita continua impactada pela fraca performance das lojas físicas frente ao cenário macro desafiador e seu impacto na demanda de bens duráveis.
A Levante Investimentos também classificou os resultados como fracos e abaixo do esperado nas principais linhas, com margens ainda pressionadas, embora já fossem esperados números mais amenos por causa do cenário macroeconômico bastante desafiador.
“Esperava-se um resultado mais fraco que o observado nos últimos anos/trimestres. Ainda assim, o resultado veio abaixo das expectativas. Os principais destaques vieram do topline (GMV/receita líquida) e das margens operacionais. Os únicos contrapontos ficaram pela melhora na margem bruta e pelo crescimento do marketplace, mas que nos parecem insuficientes para animar o mercado no curto prazo”, escreveu em relatório a Levante Investimentos.
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