Siga nossas redes

Começando a investir

Como escolher seu investimento: guia básico com 3 pilares

Publicado

em

Sabe quando você já decidiu fazer um investimento, separou a quantia mas travou na hora de escolher onde colocar o dinheiro? Isso é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas não sabem como escolher seu investimento.

Mas existem alguns itens que são indispensáveis para essa escolha, como o risco, a liquidez e a rentabilidade. 

Pensando nisso, o Dony de Nuccio gravou este vídeo para contribuir com a sua educação financeira. Aqui ele explica quais critérios levar em consideração na hora de investir no mercado financeiro. 

Dê o play e saiba como escolher seu investimento usando este guia básico. 

Como escolher seu investimento

Existe um manual básico na hora de escolher um bom investimento, com alguns itens que você sempre tem que avaliar. Um deles é o prazo. Cada ativo tem um prazo de vencimento diferente. Por exemplo, os investimentos de Renda Fixa como CDBs, com vencimento de dois, três, cinco anos ou mais.

Por isso, faça a pergunta: “quando eu vou precisar desse dinheiro de volta?”

Digamos que o seu investimento é para uma viagem que você quer fazer daqui a dois anos. Ou para pagar um curso no ano que vem, ou até para trocar de carro.

Então, como escolher seu investimento? Levando em conta um prazo que case com o seu objetivo. Um, dois anos, três anos, cinco anos. Você que escolhe.

Fique de olho na liquidez do seu investimento

Outro ponto muito importante é a liquidez do investimento. Ou seja, é necessário uma velocidade com que você vai conseguir resgatar o seu dinheiro. 

Existem investimentos em que você vai conseguir fazer o resgate no mesmo dia. Outros, em no máximo um dia útil. Por outro lado, alguns vão demorar bem mais.

Você tem que pensar: qual a necessidade de ter esse dinheiro em mãos rapidamente caso alguma coisa aconteça?

Por exemplo, essa quantia é a sua reserva de emergência? É o dinheiro que você vai usar para os imprevistos?

Então, então você precisa de opções com liquidez diária, como alguns CDBs e o próprio Tesouro Direto, que é atrelado a taxa Selic.

Agora, esse é o dinheiro da sua viagem daqui a dois anos? Dá para esperar? Em caso positivo, pode ser, por exemplo, um CDB com prazo de vencimento para daqui a dois anos ou até fundos de investimento. Nesse último caso, avalie também a taxa de administração.

Como escolher seu investimento sem focar só na rentabilidade

A rentabilidade é o valor que você irá receber ao investir em determinado produto. Mas como escolher seu investimento sem se deixar levar apenas por ela?

É muito importante que, na hora de avaliar um investimento, você não foque apenas nela.

Tudo bem, os ganhos são importantes? Sim, são importantes. Mas é preciso lembrar que, quanto maior a rentabilidade, maior tende a ser o risco do investimento.

Por isso, leve os outros fatores em consideração na hora de escolher o melhor investimento. Por exemplo o Imposto de Renda que você precisará pagar, bem como outras taxas.

Vamos falar sobre risco do investimento?

Todo investimento tem um risco, do mais conservador ao mais arrojado. E outro item importante desse manual é definir o nível de risco que você está disposto a correr.

Cada pessoa tem um perfil e um objetivo. Às vezes, vale a pena arriscar um pouco mais para ter um rendimento maior no curto prazo. Ou você pode escolher um investimento com baixíssimo risco para se sentir tranquilo. Tudo vai depender do seu perfil de risco e do seu objetivo.

Por exemplo, investir em Ações pode gerar mais retornos. Mas também é mais arriscado. Isso porque na Renda Variável existe uma volatilidade mais acentuada e com ela menor previsibilidade. A expectativa a longo prazo é de retorno maior, mas no meio do caminho, pode acontecer um pouco de tudo.

Por isso, é recomendado que você vá para esse tipo de investimento somente depois de construir sua reserva de emergência. E por sua vez, a maior parte do seu dinheiro, inclusive a sua reserva de emergência, deve ser colocado em investimentos com baixo risco e alta liquidez.

Ou seja, o segredo é saber como escolher seu investimento mais previsível e que você pode resgatar quando for preciso.

Investir em Ações é ainda mais fácil com taxa de corretagem ZERO! Aproveite agora

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.