Siga nossas redes

É hora de diversificar os seus investimentos

Você sabe como diversificar os investimentos da maneira correta? Esse assunto pode não ser tão simples para a maioria dos investidores. Para escolher os ativos corretos, é preciso levar em conta vários fatores, como o seu perfil, o nível de risco, o prazo e o objetivo. 

Mas uma coisa é certa: a diversificação reduz o risco de um investimento e aumenta o potencial de ganhos. Então, não há outra alternativa se não dominar essa estratégia tão importante. 

Para te ajudar nessa missão, Samy Dana gravou um vídeo respondendo às principais dúvidas sobre o assunto. Será que para investir é só distribuir o seu dinheiro por vários investimentos diferentes? Quanto mais melhor? Dê o play agora e vem descobrir se isso é mito ou verdade. 

E se preferir, confira mais detalhes aqui embaixo:

Diversificar reduz o risco de um investimento

A principal vantagem de diversificar os investimentos é reduzir os riscos dos seus investimentos e garantir uma boa rentabilidade no médio e no longo prazo.

A Teoria Moderna de Carteiras, que tem como um dos autores o prêmio Nobel de economia Harry Markowitz, diz que os ativos financeiros não seguem uma tendência única. Na verdade, eles se comportam de maneiras diferentes no dia a dia, em um movimento imperfeito. Ou seja, enquanto alguns ativos estão subindo, outros estão caindo.

É por isso que concentrar o seu dinheiro em apenas um tipo de ativo pode aumentar as chances de prejuízo.

Já uma carteira diversificada sofre menos com esse sobe e desce do mercado porque a instabilidade de um ativo é compensada pelo comportamento dos demais.

Considere prazos e objetivos na hora de diversificar os investimentos

Na hora de diversificar seus investimentos, você precisa considerar alguns fatores. Entre eles o seu perfil de investidor e o risco que você está disposto a correr.

Se você for mais conservador, pode priorizar investimentos menos arriscados e com mais previsibilidade, como ativos de Renda Fixa. Se você for mais arrojado, pode colocar mais dinheiro em Renda Variável, como as ações. 

Outra fator que você deve avaliar são os prazos. Isso significa escolher investimentos de curto, médio e longo prazo, de acordo com os seus objetivos. Uma carteira de investimentos diversificada atende aos seus diferentes objetivos em diversos momentos da vida. 

Em geral , ela pode ser um mix com ativos de Renda Fixa e Renda Variável, escolhidos de acordo com o seu perfil de investidor e objetivo para aquele momento.

Cuidado para não pulverizar seus investimentos

A pulverização acontece quando você coloca pouco dinheiro em uma grande quantidade de produtos de investimentos. Isso pode ser ruim para sua carteira porque, em vez de reduzir os riscos, pode acabar eliminando suas chances de ganhos.

Você precisa sim diversificar, mas isso não significa sair comprando um monte de ativos de maneira aleatória. O mais correto é você fazer uma seleção de ativos com níveis de riscos e características diferentes. Eles não precisam ser muitos, mas devem render de acordo com cenários diferentes. 

Com essa diversificação, você vai ter uma carteira de investimentos mais equilibrada e com maior potencial de ganhos.

Quer rentabilidade, segurança e versatilidade em um só investimento? Invista em CDBs pela Easynvest!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.