Siga nossas redes

Qual seu perfil de investidor? Samy Dana te ajuda a descobrir

Quando o assunto é cuidar do próprio dinheiro, você precisa saber onde está se metendo. Em outras palavras, você precisa conhecer o seu perfil de investidor

Se você escolhe um investimento mais arriscado, precisa conhecer sua tolerância a perdas. Se faz a opção por um produto muito conservador, tem que entender que a rentabilidade vai ser menor.

É por isso que todo mundo que vai começar a investir deve preencher um questionário conhecido como Suitability. Esse formulário é obrigatório desde 2015. O resultado mostra até onde você é capaz de suportar as perdas e indica qual o seu perfil de investidor.

Neste vídeo, Samy Dana explica mais sobre os três principais perfis de investidores do mercado financeiro. Confira os detalhes, pois você com certeza que você vai se identificar com algum deles.

Perfil de Investidor: Conservador

Você é do tipo de pessoa que prefere evitar grandes emoções? E quando o assunto é dinheiro, não quer nem saber das oscilações do mercado financeiro?

Se a resposta for sim, a segurança é seu bem mais precioso. Você provavelmente sempre checa se recebeu cada centavo daquela aplicação de renda fixa no final do mês. Em outras palavras, o perfil conservador já tem dor de cabeça só de pensar em perder dinheiro.

O investidor conservador quer investir com retorno garantido, livre de riscos, mesmo que isso implique em ganhar menos ou quase nada.

É por isso que ele prefere colocar seu capital em um investimento que ele saiba quanto irá render no fim da aplicação, e que também seja protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Seu objetivo é construir e proteger seu patrimônio.

As opções de investimentos para o perfil de investidor conservador são Títulos do Tesouro Prefixado e outros produtos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCAs e Letras de Câmbio.

Moderado: riscos com cautela

Segurança é importante, mas você está disposto a se expor um pouco mais ao risco para ter retornos maiores no longo prazo?

Então você deve ser do tipo que avalia cada caso e pensa duas vezes antes de escolher onde aplicar o seu dinheiro. Isso porque o seu objetivo é assumir riscos com moderação. 

O investidor de perfil moderado também gosta de planejamento e de buscar produtos de investimentos mais sofisticados.

Para você ter uma ideia, sabe quem tem esse perfil de investidor? Nada menos que Warren Buffett, o investidor mais rico do mundo, dono de uma fortuna de mais de 70 bilhões de dólares. 

Buffett é conhecido por fazer investimentos de longo prazo. E ele sempre recomendou guardar dinheiro e avaliar os riscos de cada negócio. 

Se identificou com o perfil moderado? Títulos pós-fixados, debêntures, ações que pagam dividendos e Fundos Imobiliários podem ser boas opções de investimentos para você.

Clube dos Arrojados

Se arriscar não é um problema para você desde que a rentabilidade também seja maior? Bem-vindo ao clube dos arrojados.

Via de regra, o investidor arrojado já está mais familiarizado com as oscilações de curto prazo. E até espera que elas aconteçam. 

Esse investidor tem muita paciência para esperar ganhos no longo prazo. Por isso, está disposto a perder dinheiro agora se houver chance de fazer fortuna amanhã. 

Mas não se engane. O investidor arrojado calcula bem seus riscos e sabe que, quanto maior o voo, maior a queda. Por isso, até ele segue a conhecida máxima da diversificação que consiste em não colocar todos os ovos dentro da mesma cesta.

Entre os investimentos favoritos do perfil de investidor arrojado estão Ações, Fundos Multimercados, Fundos de Ações e Fundos Cambiais.

Faça seu dinheiro trabalhar por você! Invista pela Easynvest

Mais Vídeos

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.